A origem curiosa de 4 palavras em inglês
Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto, explica a etimologia de palavras como "sarcasm" e "gorgeous"
Da Redação
Publicado em 30 de setembro de 2015 às 14h00.
* Escrito por Rosangela Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto
Você sabe o que é etimologia? É o estudo da origem e da evolução das palavras, para dar uma definição bastante simples. Mesmo que muitas vezes impreciso, esse conhecimento nos ajuda a entender significados, e nunca mais esquecê- los.
A etimologia também costuma revelar algumas surpresas. Você sabia, por exemplo, que muitas palavras em inglês usadas para expressar sentimentos têm relação com partes do corpo?
É interessante saber que, no passado, percepções e sensações eram associadas aos nossos órgãos. Não à toa, a medicina está redescobrindo isso nos últimos tempos.
Veja a seguir 4 exemplos. A fonte para as informações é o dicionário online Merriam-Webster:
Courage
Significado em inglês: mental or moral strength to venture, persevere, and withstand danger, fear, or difficulty
Origem: vem do francês antigo "curage", que saiu da palavra "cuer", que significa “coração”. Coragem e coração, afinal, têm a mesma raiz.
Sarcasm
Significado em inglês: a mode of satirical wit depending for its effect on bitter, caustic, and often ironic language that is usually directed against an individual
Origem: descende em última instância de uma palavra do grego antigo, "sarkazein", que significa “rasgar a carne como se fosse um cachorro”. Apesar da definição um pouco forte, lá no fundo está mesmo relacionada com sarcasmo.
Gorgeous
Significado em inglês: very beautiful or attractive
Origem: “gorgeous” e “gorge” (garganta) podem ter a mesma raiz. "Gorgeous" é derivado de "gorgayse", que vem do francês "gorgias" (que significa “elegante”). E "gorgias" vem da palavra "gorge", que significa garganta. O que será que essa parte tem de atraente?
Melancholy
Significado em inglês: a sad mood or feeling
Origem: não vem, na verdade, de uma parte do corpo, mas está ligada à saúde. A palavra vem do grego antigo e combina a palavra “dark” (ou “melan”- de melanina, melasma) e “bile” (ou “cholos”). Os gregos acreditavam que a saúde humana era regulada pelo equilíbrio de quatro fatores: sangue, muco (fleuma), bílis amarela e bílis negra. Se você tivesse muita bílis negra em seu corpo, estaria mais propenso à depressão ou melancolia (melan+cholos = negra bílis) .
Além de divertido, aprender etimologia facilita o domínio de outros idiomas: se você conhece um pouco da história das palavras, o esforço é sempre menor para aprender uma terceira língua.