Exame Logo

25 profissões que vão bombar em 2022, segundo o LinkedIn

Confira a lista de empregos em alta para 2022 e as principais competências para esses cargos

De acordo com um estudo realizado pela Brasscom, serão necessários mais de 500 mil profissionais para preencher as vagas de emprego dessa área nos próximos anos (Delmaine Donson/Getty Images)

Luísa Granato

Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 11h50.

Última atualização em 19 de janeiro de 2022 às 11h41.

Cientista de dados ou desenvolvedor? Nada disso. Segundo levantamento do LinkedIn, o cargo que mais vai se destacar no mercado de trabalho em 2022 é o do recrutador especializado em tecnologia.

Aprofunde-se no marketing digital 6.0 e domine estratégias de posicionamento e negócios na internet. Saiba como!

Veja também

Com a alta demanda das empresas por profissionais de tecnologia, como as citadas no início do texto, as empresas também precisam reforçar o time responsável pela aquisição desses talentos no mercado.

Até setembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) registrou 123.544 novos empregos no setor de Tecnologia da Informação. A projeção anterior da demanda para o ano era de 56.693 cargos.

A pesquisa anual da rede social profissionais analisa dados internos para identificar os cargos que tiveram maior demanda entre janeiro de 2017 e julho de 2021. São consideradas informações de milhões de empregos iniciados por usuários do LinkedIn e são considerados cargos com aumentos consistentes nessa base.

E o resultado mostra que as áreas de tecnologia novamente vão movimentar o mercado brasileiro.

Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina, vê que as profissões em alta na tecnologia estão mudando a demanda por competências e direcionando o mercado de trabalho do futuro.

“As habilidades comportamentais continuam sendo essenciais, mas estamos vendo uma procura maior por especialização nestas áreas. Vale dizer que este cenário está se replicando em diversos países e a necessidade das empresas por cargos de tecnologia aumenta ano após ano”, diz.

Para ajudar a navegar o mercado neste ano e encontrar um novo emprego, o LinkedIn vai realizar três eventos ao vivo a partir do dia 19 de janeiro com especialistas na área de recrutamento e diversidade. Confira as datas e horários aqui.

Confira os 25 empregos em alta para 2022

Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia

Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer - SRE)

Engenheiro(a) de dados

Especialista em cibersegurança

Representante de desenvolvimento de negócios

Gestor(a) de tráfego

Engenheiro(a) de machine learning

Pesquisador(a) em experiência do usuário

Cientista de dados

Analista de desenvolvimento de sistemas

Engenheiro(a) de robótica

Desenvolvedor(a) Back-end

Gerente de engajamento

Gerente de equipe de produto

Engenheiro de QA (Quality Assurance)

Consultor(a) de gestão de dados (Arquiteto de dados)

Líder de experiência do cliente

Analista de design

Analista de soluções

Analista de gestão de riscos

Consultor(a) de design de produto

Coordenador(a) de vendas internas

Enfermeiro(a) intensivista

Designer de conteúdo

Instrutor(a) de Agile

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:LinkedInPesquisaprofissoes-em-altavagas-de-emprego

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame