Carreira

11 sites e aplicativos para encontrar vagas de emprego

Em busca de uma oportunidade de carreira? Veja uma seleção de ferramentas de recrutamento que podem ajudar você a encontrar a vaga ideal

Mulher mexe no computador com mouse: mais empregabilidade a um clique (Veresovich/Thinkstock)

Mulher mexe no computador com mouse: mais empregabilidade a um clique (Veresovich/Thinkstock)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 28 de março de 2017 às 06h00.

Última atualização em 28 de março de 2017 às 06h00.

São Paulo — Achar emprego em uma época complicada para a economia nem sempre é fácil. Mas existem cada vez mais recursos para facilitar a vida de pessoas que caçam oportunidades profissionais.

Algumas dessas soluções já são consagradas e conhecidas do grande público, como a rede social profissional LinkedIn, ou os sites VAGAS.com e Catho. Mas também há tecnologias mais recentes, tais como o Reachr, espécie de “Tinder” profissional criado em 2016, ou a Talentix, plataforma especializada em videocurrículos lançada em meados de 2015.

Confira a seguir uma seleção de 12 serviços online que podem ajudar você a dar o próximo passo na sua carreira:

1. Jooble

Batizada pela combinação das palavras “job” (“emprego”, em inglês) e Google, o Jooble define a si mesmo como um motor de busca de vagas. A pesquisa se torna mais precisa com a ajuda de um painel de filtros, localizado ao lado esquerdo da tela. O sistema filtra os resultados duplicados automaticamente, de forma que a mesma vaga anunciada em vários sites apareça em um único anúncio de emprego. Também é possível assinar uma newsletter que traz alertas sobre o surgimento de oportunidades adequadas às suas preferências. Acesse o site do Jooble.

2. HireApp

O aplicativo serve para divulgar o trabalho de prestadores de serviços. O sistema cria uma “rede de confiança” a partir dos contatos do usuário e os dos seus amigos. Serve tanto para anunciar o seu perfil para o mercado quanto para contratar colaboradores para o seu próprio negócio. Acesse o site do HireApp.

3. Reachr

Lançada em 2016, esta plataforma de recrutamento funciona com base em algoritmos que investigam afinidades entre empregadores e candidatos. O sistema é similar ao de aplicativos de relacionamento como o Tinder: o objetivo é dar “match”. O serviço é gratuito para quem busca vagas. Colgate, Natura e Decathlon são algumas das empresas que atualmente contratam profissionais pela plataforma. Acesse o site do Reachr.

4. Prolancer

A plataforma oferece vagas permanentes e temporárias com foco em trabalhos remotos, tais como como serviços de programação, web design, tradução e redação. Hoje o site conta com 165 mil profissionais cadastrados e 20 mil empregadores. Acesse o site do Prolancer.

5. d’hire

O site conecta headhunters, empresas e candidatos e promove processos seletivos online. A inscrição para quem procura emprego é gratuita. Quem é contratado recebe um bônus equivalente a 5% da taxa paga pelo contratante. A plataforma também conta com um fórum aberto para troca de informações entre especialistas em recrutamento e empregadores. Acesse o site da d’hire.

6. Talentix

Direcionada especificamente para talentos nas áreas de engenharia e TI, a plataforma produz e hospeda videocurrículos dos candidatos, que servem como entrevistas ou pré-entrevistas para os recrutadores. Para o candidato, há duas modalidades de uso: uma versão simplificada e gratuita do serviço, ou um pacote pago, com recursos mais elaborados. Acesse o site da Talentix.

7. Maturi Jobs

Este é um serviço especializado em vagas para profissionais com 50 anos de idade ou mais. Segundo o site, as oportunidades selecionadas são “trabalhos de todos os tipos, que valorizam a experiência das pessoas maduras”. O candidato pode se cadastrar gratuitamente. O site também oferece dicas sobre networking e entrevistas de emprego para profissionais mais velhos. Acesse o site da Maturi Jobs.

8. Catho

O site hospeda currículos e anuncia vagas em diversas áreas. Entre os recursos gratuitos estão a busca por empregos e o aviso de novas vagas por e-mail. Também é possível assinar a Catho por 7 dias sem pagar nada. A assinatura do serviço permite fazer cursos online e ter acesso ao contato dos recrutadores. O site afirma ter 7 milhões de currículos cadastrados. Acesse o site da Catho.

9. VAGAS.com

A plataforma é totalmente gratuita para o usuário, já que o modelo de negócios da empresa prevê que a receita venha apenas dos contratantes. Há mais de 3 mil empresas cadastradas. Os serviços ao candidato incluem a busca por emprego, alerta de vagas por e-mail, cadastro de currículo e materiais de apoio sobre o seu perfil comportamental. Acesse o site VAGAS.com.

10. InfoJobs

O site oferece ferramentas para que as empresas possam gerir processos seletivos e os candidatos anunciem seus currículos de forma gratuita. Há vagas para diversos setores e níveis hierárquicos. É possível fazer buscas de oportunidades por cargo/área e localidade. Segundo informações oficiais, a plataforma recebe 23 milhões de visitas por mês e conta com 16 milhões de profissionais cadastrados. Acesse o site da InfoJobs.

11. LinkedIn

Além de servir como rede de relacionamento profissional e networking, o LinkedIn também pode ser usado para procurar emprego e se vender para o mercado por meio do seu perfil - que funciona como uma espécie de “anúncio publicitário” de si mesmo. Os headhunters usam filtros bastante específicos para fazer uma busca no banco de dados do LinkedIn. Por isso, é importante incluir o maior número possível de informações sobre si mesmo, como local de residência, cargo ou nível de senioridade, universidade onde estudou, porte do empregador atual etc. Quanto mais abundante o uso de palavras-chave adequadas ao seu perfil, mais chances você terá de ser incluído na filtragem feita pelo recrutador. Quem paga pelo serviço é o contratante, não o candidato. Acesse o LinkedIn.

12. Consultorias de recrutamento

Há uma infinidade de empresas especializadas em recrutamento para o universo corporativo. Os serviços prestados ao candidato costumam incluir cadastro de currículo, anúncio de vagas e apoio para se dar bem nos processos seletivos. Muitas vezes, os consultores também fazem entrevistas e pré-entrevistas. Exemplos de empresas que prestam esses serviços são Hays, Page Group, Robert Half, Randstad Professionals, Talenses, STATO, Produtive, Maxim Consultores, HOUND, People Oriented, FLOW, Cia de Talentos, entre muitas outras.

 

Acompanhe tudo sobre:AppsEmpregosMercado de trabalhoRecrutamentovagas-de-emprego

Mais de Carreira

5 profissões para quem gosta de política

Como usar a técnica de Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) para melhorar o desempenho profissional

Escala 6x1, 12x36, 4x3: quais são os 10 regimes de trabalho mais comuns no Brasil

Ele trabalha remoto e ganha acima da média nacional: conheça o profissional mais cobiçado do mercado