Exame Logo

Você pode ser o que quiser (e onde quiser) se tiver os soft skills corretos

Habilidades socioemocionais têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho

Criatividade e empatia também são parte do currículo (DrAfter123/Getty Images)
B

Bússola

Publicado em 27 de janeiro de 2023 às 18h30.

Última atualização em 27 de janeiro de 2023 às 18h49.

Como uma jornalista se tornou a gerente-geral de design da IBM? E como uma antropologista se tornou a diretora global da Ford Motor Company?

Existem habilidades socioemocionais que são muito valorizadas no mercado de trabalho. São as soft skills, habilidades interpessoais que destacam pessoas em posição de liderança.

Veja também

A capacidade de falar e ouvir a história das pessoas fez com que Katrina Alcorn, GGD da IBM, recebesse a oferta para trabalhar e liderar uma equipe de centenas de designers na empresa, colocando em prática o design como solução de problemas. “Design de produto é um campo que exige diferentes habilidades, para criar soluções para problemas”, segundo Alcorn.

Inventar o que ainda não existe é uma das habilidades criativas que envolvem as equipes de sucesso, com estratégias definidas por pesquisa.

O design thinking é uma metodologia que trabalha a solução de problemas com design centrado no ser humano, ou seja, resolver problemas para melhorar a vida das pessoas.

Ele é desenvolvido para resolver um problema para uma pessoa e detectar o que ela precisa.

A partir daí, uma equipe multidisciplinar, com diferentes experiências, formações acadêmicas e pontos de vista, vai desenvolver pesquisas, entrevistas, traduzir dados qualitativos e quantitativos, formular uma hipótese e testar um protótipo, colher o feedback e melhorar o protótipo, até não haver mais brechas.

Desta forma são criados carros, softwares, sites, aplicativos e soluções engenhosas para o bem-estar das pessoas.

É através da pesquisa que podemos desenvolver uma estratégia digital, por exemplo, pesquisando amplamente a persona que se relaciona com uma marca e detectando a sua dor. Criar a solução mais criativa para estes problemas é o que distingue um bom estrategista de uma pessoa comum.

Segundo Sandy Fershee, GD da Ford, “entender o contexto em que as pessoas estão, ajuda a encontrar melhores soluções”.

Outras características importantes de soft skills são liderança, comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade, resiliência, proatividade, otimismo, empatia, inteligência emocional para ouvir e fazer críticas, autoconfiança, criatividade.

É mais fácil ensinar um líder proativo com habilidades emocionais aprender taquigrafia, por exemplo, do que ensiná-lo a ser flexível e empático. Isso acontece porque as habilidades emocionais são comportamentais, ao passo que a taquigrafia é uma habilidade técnica.

As habilidades interpessoais são competências exclusivamente humanas, aprendidas durante nosso desenvolvimento, diferentes das hard skills, que são as habilidades técnicas. É o que nos distingue da inteligência artificial dos robôs.

O aprendizado das soft skills pode ser adquirido e treinado também. Elas são habilidades subjetivas e dependem de um processo interno para que elas aflorem. A busca do autoconhecimento, aprimorando sua inteligência emocional, pode levar ao aperfeiçoamento de suas soft skills.

Existem cursos que trabalham o aprimoramento da interação entre profissionais, incentivando o relacionamento humano e a confiança, ótimas ferramentas para fortalecer suas habilidades existentes e descobrir outras que estejam escondidas.

A prática regular de exercícios físicos, boa alimentação, meditação também são coadjuvantes de uma vida melhor, que sustentam e integram suas habilidades.

Ter algumas das soft skills coloca você em vantagem no mercado de trabalho, então é bom fazer um “auto-feedback” e entender quais habilidades precisam ser melhoradas ou adquiridas para você desempenhar melhor o seu papel, onde quer que esteja executando o seu trabalho!

*Rejane Toigo é estrategista digital e fundadora da Like Marketing.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Farmacêuticos: setor de manipulação ainda tem muito potencial para expansão

Uma década depois, é hora de rever normas de acessibilidade na aviação civil

Suframa se prepara para modernização, indústria 4.0 e economia verde

Acompanhe tudo sobre:Mercado Livre

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame