Veja onde se hospedar para os grandes festivais deste ano
Atrações musicais nacionais e internacionais aterrissam em megaeventos no país
Plataforma de conteúdo
Publicado em 10 de março de 2023 às 14h00.
Por Bússola
Em 2023, não vão faltar oportunidades para curtir uma boa música ao vivo com a galera. Sudeste, sul e centro-oeste são as regiões que recebem alguns dos eventos mais aguardados do ano – são 20 já confirmados. Billie Eilish, Lil Nas X, Drake e Bruno Mars são apenas algumas das atrações que passam pelo Brasil em 2023. Entre os artistas nacionais, NX Zero, Jorge Ben Jor, Racionais MC’s & Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Criolo e Ludmilla prometem animar o público. E a plataforma de viagens online Hurb indica os melhores hotéis para quem planeja viajar para assistir seu artista preferido.
Março abriu o cronograma dos grandes festivais no país. Depois do GRLS!, festival que levou apenas performances femininas ao palco do Centro Esportivo Tietê no último final de semana, São Paulo recebe a 10ª edição do Lollapalooza. A região de Interlagos, onde o evento internacional acontece anualmente, está lotada e não tem mais quartos disponíveis em hospedagens. Por isso, os turistas podem se hospedar na região central de São Paulo, desfrutando de toda sua estrutura turística. Hotéis como o San Raphael Hotel, WZ Jardins e Marriott Executive Apartments têm vagas para o período.
Em abril, no dia 15, o tradicional Queremos ocupa mais uma vez a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, com Marisa Monte, Liniker e mais. Na região, a travel tech sugere hospedagem nos hotéis Prodigy Santos Dumont, o Vila Galé Rio de Janeiro e o Santa Teresa Hotel RJ MGallery.
O mais novo festival no roteiro nacional é o C6 Fest, que acontece no mês de maio tanto no Rio quanto em São Paulo, trazendo a referência da música eletrônica Kraftwerk e a promessa do jazz Samara Joy, que acaba de ser premiado pelo Grammy. No Rio, os shows acontecem no Vivo Rio, no bairro do Flamengo, onde estão localizados o Royal Regency Hotel e o Windsor Florida Hotel. Em São Paulo, o Parque Ibirapuera foi escolhido para receber os artistas. O Ibis São Paulo Ibirapuera e o Meliá Ibirapuera ficam na região.
O Nômade Festival leva Alcione, Seu Jorge e Baiana System para dois dias de muita música brasileira em São Paulo. O Hurb tem uma vitrine dedicada exclusivamente ao público do festival, que está em sua quarta edição.
Depois do sucesso da sua estreia no ano passado, o MITA chega mais uma vez ao Rio e a São Paulo a partir de maio (27 e 28 de maio, 03 e 04 de junho), no bairro da Gávea e no Vale do Anhangabaú, respectivamente. Para aqueles que visitarão o Rio para acompanhar Lana del Rey e Florence + the Machine, hotéis como Rio Design Hotel, Riale Vilamar Copacabana e Hotel Arpoador estão bem próximos das principais praias da cidade, e a poucos minutos de transporte público do show. Já para quem prefere viajar para São Paulo, alguns dos hotéis próximos dos palcos são Novotel Jaraguá São Paulo Convention, Intercity Paulista e o Grand Plaza São Paulo Jardins.
A estreia do The Town, também em São Paulo, promete. Da mesma produtora do tradicional Rock in Rio, o festival levará artistas nacionais e internacionais para Interlagos ao longo de cinco dias, no mês de setembro. A grande demanda já ocupou os hotéis da região, por isso, o Hurb indica opções no centro de SP para ajudar os turistas a aproveitar com facilidade o melhor no coração da cidade: B&B Hotels São Paulo Luz, San Juan Business São Paulo, ou então o Marabá - Hotel Oficial do Bar Brahma.
Belo Horizonte já confirmou três grandes eventos musicais este ano: 2000 Rock Fest e Breve, ambos em abril, e o Festival Sensacional, em junho. Para todos eles, a indicação da plataforma para hospedagem em Belo Horizonte é apostar na rede Royal Hotéis. Com quatro hotéis na cidade, o Royal Boutique Savassi Hotel, o Royal Center Hotel, o Royal Design Savassi Hotel, e o Royal Golden Hotel, está nos melhores bairros, oferecendo um bom custo benefício.
Curitiba tem três eventos confirmados, todos no mês de maio. No dia 06, dois deles dividem as atenções: o Curitiba Country Festival – com programação voltada para sertanejo e eletrônico – e o Warung Day Festival, com três palcos ocupados por mais de 15 DJs. Chegando no fim do mês, o Coolritiba levará para o Paraná vinte e dois shows, desde artistas novos até os mais experientes, além de roda gigante, tirolesa e skyfall. As redes Mercure e Intercity oferecem hospedagens na cidade com disponibilidade para as datas.
No Rio Grande do Sul, o festival imersivo Morrostock faz o público montar acampamento para sua 15ª edição, em novembro, colocando os holofotes sobre o gênero do rock alternativo. Na cidade de Santa Maria, que sedia o evento, o Hurb indica o Altadomo Hotel e o Hotel Dom Rafael, que oferece 20% de desconto por tempo limitado.
Um encontro construtivo com a natureza é proporcionado pela 9ª edição do Festival Ilumina, em Alto Paraíso de Goiás, em julho. Além de shows, a programação conta com danças, ioga e debates contemporâneos. Localizada no parque nacional, a Pousada Camelot tem uma decoração medieval diferenciada e fica a menos de 4 quilômetros da Chapada dos Veadeiros, uma das atrações da região.
Nos dias 1 e 2 de julho, Goiânia receberá o Villa Mix, evento que levará artistas do mundo inteiro para o estacionamento do Estádio Serra Dourada. Realizado desde 2011, o festival já acontece em diversas cidades brasileiras. Na capital, o Golden Lis Hotel Boutique é ideal para quem busca um bom descanso após todo o agito.
E esses são apenas os festivais com datas já confirmadas para 2023. A previsão é de que mais eventos no segundo semestre sejam anunciados em breve. Com mais de 10 mil hotéis e pousadas parceiras em território nacional, o Hurb te ajuda a se planejar para seguir a rota do turismo musical.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
PLAY: SP ganha nova Pinacoteca, agora o maior museu do Brasil
Bússola cultural: semana tem inauguração da Pinacoteca Contemporânea