Um trabalho que hoje é nosso, amanhã pode não ser mais; e está tudo bem
Na coluna deste mês, Alice Sosnowski fala sobre a filosofia do estoicismo como forma de lidar com a noção de que tudo é emprestado e nada é realmente nosso
Plataforma de conteúdo
Publicado em 21 de setembro de 2023 às 13h09.
Por Alice de Salvo Sosnowski*
O sucesso profissional é uma busca incessante. Desejamos ter bons empregos , criar empresas bem-sucedidas, assumir posições de destaque, mas muitas vezes esquecemos que isso são conquistas passageiras.
- Onde vivem os ultrarricos? Veja as 10 cidades escolhidas por quem tem mais de US$ 30 milhões
- Google integra ferramenta de IA Bard em serviços como Gmail, Docs, Maps e YouTube
- Incêndio atinge o Hospital Sírio-Libanês no Itaim Bibi
- Tornado no leste da China deixa 10 mortos
- Cargueiros chegam a porto da Ucrânia por corredor temporário após Rússia abandonar acordo
- Resultado Mega-Sena 2634: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 35 milhões
Um trabalho que hoje é nosso, amanhã pode não ser mais.A promoção que tanto desejamos pode se tornar irrelevante com o tempo. Casas, carros, roupas elegantes nos trazem conforto e status, mas são apenas empréstimos temporários. Um dia, alguém irá ocupar a casa que construímos, dirigirá o carro que escolhemos e até a roupa irá se desgastar com o tempo. A posse material é fugaz, assim como o sucesso é uma ilusão passageira.
A filosofia estoica, que foi criada na Grécia antiga, e que voltou com força nesse mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível)diz que, ao invés de nos apegarmos à ilusão da posse, é preciso aceitar as incertezas. Isso nos torna mais resilientes e capazes de encarar os desafios com serenidade e a compreensão de que nada é realmente nosso, exceto o controle sobre nossas próprias reações e escolhas.
A filosofia do estoicismo
O estoicismo ensina que devemos focar no momento presente: a única coisa que é nossa de fato. Isso não significa que não devemos planejar ou aprender com nossas experiências, mas sim que nossa atenção principal deve estar no aqui e agora. Compreender isso nos ajuda a desapegar-nos da busca incessante pelo que é efêmero e um dia vai acabar.
A ideia de que nada é realmente nosso é uma lição poderosa. Ela nos lembra de abraçar a efemeridade da vida e valorizar o presente. Devemos ser gratos pelo que temos, mas também estar preparados para deixar ir quando chegar a hora. Isso não significa viver na ansiedade da perda, mas sim viver com consciência, apreciação e amor pelo que está ao nosso alcance agora.
Na busca por significado e felicidade, a compreensão de que a posse é uma ilusão nos liberta para encontrar a verdadeira riqueza na experiência de viver o agora.
Para uma mente mais tranquila
Em tempos de pressões diárias, a filosofia estoica nos guia para uma vida mais equilibrada e uma mente mais tranquila. Aceite esta jornada de 30 dias para cultivar a paz interior e a resiliência. #desenvolvimentopessoal #softskills #opulodogato
*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora e especialista em empreendedorismo e soft skills. Foi eleita uma das Top Voices no Linkedin. Criadora da metodologia O Pulo do Gato Empreendedor©, que desenvolve habilidades para os desafios da nova economia
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
É preciso colocar a saúde na linha de frente das empresas
Saúde mental no trabalho e por que criar uma cultura de bem-estar