Simple Nutri e Fraternidade sem Fronteiras se unem contra a fome na África
Empresa brasileira e principal ONG do Brasil na África iniciam projeto que poderá ter diversas companhias apoiando
Bússola
Publicado em 23 de setembro de 2022 às 19h30.
Última atualização em 23 de setembro de 2022 às 19h44.
Por Bússola
Com a missão de lutar contra a fome no mundo, a Simple Nutri, empresa brasileira com foco social, se juntou à organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) para iniciar um projeto de envio de alimentos desidratados para regiões extremamente carentes na África. Com os impactos da pandemia e da guerra, a crise alimentar global tem consequências ainda mais severas no continente africano, onde os níveis de desnutrição extrema têm aumentado de forma preocupante.
A primeira entrega foi feita em Madagascar, um dos países mais pobres do mundo, que possui mais de 22 milhões de habitantes e onde quase 50% das crianças menores de 5 anos sofrem com desnutrição crônica, sendo o décimo maior índice do planeta.
A parceria entre a Simple Nutri e a Fraternidade sem Fronteiras atingiu inicialmente cerca de 300 crianças, muitas delas desnutridas, que costumam fazer apenas uma refeição por dia quando se tem acesso a comida. Os alimentos desidratados da Simple Nutri são 100% naturais, de alto teor nutritivo e reconstituição fácil e instantânea, dispensando refrigeração. Por meio do trabalho da Fraternidade sem Fronteiras, através dos centros de acolhimento em Madagascar, as crianças receberam refeições completas, como risoto de carne, feijão e legumes e sopa com macarrão, carne e legumes.
Para o CEO da Simple Nutri, Rafael Romano, essa primeira entrega será o início de uma grande parceria: “A Simple Nutri nasceu com a missão de lutar contra a fome no mundo e apoiar na transformação social. Este será um projeto pioneiro de longo prazo no combate à fome em regiões com condições sub-humanas da África. A FSF faz um trabalho incrível e de grande impacto há muitos anos na região, e através de suas ações, empresas, entidades e sociedade civil poderão somar esforços para alimentar pessoas que sofrem com os piores cenários da fome no mundo. Nossa ideia é atrair empresas com responsabilidade social para participar, tendo até mesmo a experiência de conhecer a dura realidade in loco nas caravanas.”, afirma o executivo.
Todos os envolvidos no projeto consideraram a ação um sucesso e o próximo passo é o lançamento de um projeto de captação, buscando o apoio de empresas e da sociedade civil para viabilizar as ajudas.
O fundador presidente da Fraternidade sem Fronteiras, Wagner Moura Gomes, reforça a importância das parcerias. "Estamos nas regiões mais desafiadoras do mundo e Madagascar é uma delas. Toda a ajuda e todos os esforços são muito bem-vindos para fazermos o melhor aos nossos irmãos. Há extrema necessidade na região e ainda muito a ser feito, por isso essa parceria e a de todos que quiserem e puderem se unir a nós fará toda a diferença no local. Queremos, acreditamos e trabalhamos para a construção de um mundo sem fome e de paz", afirma o líder da entidade.
A FSF é uma organização humanitária e não governamental, com sede em Campo Grande (MS) com atuação no Brasil e em países na África, em 74 polos de trabalho, onde oferece alimentação, saúde, educação, cultivo sustentável, construção de casas entre outros. Em Madagascar, realiza o combate à desnutrição no sul da ilha junto a 17 mil acolhidos.
A Simple Nutri trabalha, atualmente, com as principais organizações globais no combate à fome, fornecendo alimentos desidratados também para situações de emergência, já tendo enviado milhares de toneladas para a Ucrânia, Haiti, além de diversos estados brasileiros.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
No Setembro Amarelo, startup “alimenta” população com “marmitas”
ESG: Olimpo ESG e o mundo real
Logística de medicamentos exige eficiência para salvar vidas