Podcast A+: já é hora de reabrir as escolas?

Episódio desta semana debate a volta às aulas na pandemia e os impactos para alunos, pais e professores

Com quase 50 milhões de alunos na educação básica, a maioria longe das escolas, o debate sobre a volta às aulas no Brasil não pode esperar e é tema do novo episódio do Podcast A+. As aulas presenciais estão entre as poucas atividades que ainda não tiveram seu retorno autorizado na maior parte do país. Apenas alguns estados liberaram o retorno ou já têm data para retomada. E a decisão ainda precisa ser referendada por cada município.

A questão é complexa e envolve governantes, autoridades de saúde, professores e pais de alunos. Por um lado, existe a preocupação com o aumento de casos de covid-19 a partir do funcionamento dos colégios, e daí a importância de a rede escolar adotar protocolos sanitários rígidos. Pesquisas de opinião mostram que a população tem dúvidas e receio em relação à reabertura das escolas antes da vacina.

Por outro lado, especialistas alertam para os prejuízos sociais e econômicos com o adiamento das aulas, como a perda no aprendizado, o crescimento da evasão escolar e o aumento da desigualdade entre ricos e pobres. A Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas, por meio do Unicef e da Unesco, afirmam que planejar a volta às aulas deve ser prioridade na reabertura das economias e que as escolas só devem continuar fechadas quando não houver alternativa. Mas a decisão, segundo a OMS e a ONU, depende do nível de transmissão local, da avaliação de risco e da capacidade de adaptação dos colégios.

Com mediação do jornalista Rafael Lisbôa, o bate-papo sobre os desafios do retorno escolar no país reúne Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB, Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, e Danilo Vicente, sócio-diretor da Loures. A edição é de Guilherme Baldi.

Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts.

O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a revista EXAME e o Grupo FSB.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.