- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Podcast A+: já é hora de reabrir as escolas?
Episódio desta semana debate a volta às aulas na pandemia e os impactos para alunos, pais e professores
Modo escuro
Podcast A+ Volta às aulas (Bússola/Reprodução)
Publicado em 24 de setembro de 2020 às, 14h21.
Última atualização em 3 de novembro de 2022 às, 18h08.
Com quase 50 milhões de alunos na educação básica, a maioria longe das escolas, o debate sobre a volta às aulas no Brasil não pode esperar e é tema do novo episódio do Podcast A+. As aulas presenciais estão entre as poucas atividades que ainda não tiveram seu retorno autorizado na maior parte do país. Apenas alguns estados liberaram o retorno ou já têm data para retomada. E a decisão ainda precisa ser referendada por cada município.
A questão é complexa e envolve governantes, autoridades de saúde, professores e pais de alunos. Por um lado, existe a preocupação com o aumento de casos de covid-19 a partir do funcionamento dos colégios, e daí a importância de a rede escolar adotar protocolos sanitários rígidos. Pesquisas de opinião mostram que a população tem dúvidas e receio em relação à reabertura das escolas antes da vacina.
Por outro lado, especialistas alertam para os prejuízos sociais e econômicos com o adiamento das aulas, como a perda no aprendizado, o crescimento da evasão escolar e o aumento da desigualdade entre ricos e pobres. A Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas, por meio do Unicef e da Unesco, afirmam que planejar a volta às aulas deve ser prioridade na reabertura das economias e que as escolas só devem continuar fechadas quando não houver alternativa. Mas a decisão, segundo a OMS e a ONU, depende do nível de transmissão local, da avaliação de risco e da capacidade de adaptação dos colégios.
Com mediação do jornalista Rafael Lisbôa, o bate-papo sobre os desafios do retorno escolar no país reúne Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB, Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, e Danilo Vicente, sócio-diretor da Loures. A edição é de Guilherme Baldi.
Escute abaixo o episódio, e ainda pelo Spotify ou Apple Podcasts.
O Podcast A+ faz parte da plataforma Bússola, uma parceria entre a revista EXAME e o Grupo FSB.
Mais lidas em Bússola
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Veículo de luxo financiado? Entenda por que essa pode ser uma boa opção
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.