Oprah Winfrey (Frennie Shivambu/Gallo Images/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 30 de janeiro de 2024 às 16h53.
Última atualização em 30 de janeiro de 2024 às 17h02.
A jovem negra, filha de empregada doméstica, abusada sexualmente na infância virou rainha da mídia, apresentadora mais famosa do mundo e filantropa. Construiu um patrimônio estimado em R$ 17 bilhões.
Oprah Winfrey acaba de completar 70 anos. E, quando a gente olha alguém tão bem-sucedido, é natural nos perguntarmos: como ela chegou a essa posição de tanto destaque?
A Bússola mergulhou na história dela e traz agora algumas curiosidades dessa trajetória marcada por muito sucesso — e, também, por muita dificuldade.
Orpah Gail Winfrey (sim, esse é o nome dela, não é erro de digitação) nasceu no interior dos Estados Unidos.
Os pais dela se encontraram em uma única noite. A menina foi criada pela avó até os 6 anos de idade – e era tão pobre que volta e meia vestia sacos de batatas como vestidos.
A infância difícil não era decorrente só da falta de dinheiro. Oprah sofreu abusos constantes da matriarca que vivia colocando a garotinha de castigo.
Quando passou a morar com a mãe, a situação infelizmente não melhorou. Com 13 anos, sempre fugia de casa e, aos 14, engravidou.
O bebê morreu poucas semanas depois do parto e era fruto do abuso sexual que sofreu desde os 9 anos.
“Esse era o maior segredo da minha vida. E eu tinha tanto medo desse segredo vir à superfície. Quando foi revelado, por um membro da minha família, foi o maior alívio da minha vida. As pessoas que me amavam, ainda me amavam”, confessou a apresentadora em seu programa, em 1986.
Oprah saiu da pobreza se destacando na trajetória acadêmica. No colegial, ela estava entre as melhores da turma e, graças a esse desempenho, conseguiu vaga num colégio de gente rica, que a família jamais teria como pagar. E não era só a sua inteligência que chamava a atenção.
Ela conseguiu uma bolsa na faculdade de comunicação da Universidade Estadual do Tennessee. Aos 22 anos, iniciou a carreira na TV como a primeira mulher negra e mais jovem âncora de uma emissora afiliada da CBS, uma das principais redes de TV dos Estados Unidos.
Em 1978, foi convidada para o talk show People are Talking, e mais tarde foi contratada para o AM Show, programa responsável pela virada em sua carreira.
Dois anos depois, o AM Show foi estendido para uma hora de duração e rebatizado para The Oprah Winfrey Show. O espaço local na programação ficou pequeno pra tanto sucesso. Logo a atração passou a ser transmitida para todo o país. E, assim, ela se transformou na apresentadora mais reconhecida da TV americana.
Em quase cinco décadas de carreira, Oprah fez entrevistas históricas.
Dedicada ao trabalho, Oprah sempre colocou sua carreira em primeiro lugar. Ela namora o empresário Stedman Graham há 40 anos, mas eles nunca se casaram. Ela garante que, se tivessem dito "sim" no altar, não estariam mais juntos.
Hoje, a jornalista tem sua própria produtora, a Harpo Inc, e também sua emissora de TV, a OWN.
“Foi isso que aprendi fazendo milhares e milhares no The Oprah Show: não importa de onde você veio. Não importa o que sua mãe fazia, se ela tinha um PhD ou não. O que importa é o agora, este momento, e sua disposição para ver este momento como ele é. Respeitá-lo, perdoar o passado e seguir em frente”, assegurou Oprah em um dos seus programas no canal OWN. E serve pra todo mundo, né? Parabéns, Oprah!
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Bússola Vozes: quem cuida dos filhos dos políticos?
Quem são os bilionários que levarão o Brasil ao primeiro campeonato mundial de lanchas elétricas?
Após faturar US$ 15 milhões na Argentina, startup de colchões quer “acordar” indústria brasileira