Debates e pesquisas
Coluna diária de Alon Feuerwerker analisa os cenários dos debates eleitorais no Brasil, nas disputas municipais, e nos EUA, na corrida à Casa Branca
Mariana Martucci
Publicado em 5 de outubro de 2020 às 20h57.
A novidade nos debates eleitorais para prefeito é a profusão de candidatos de primeiro turno com presença nos eventos. Mais um caso de como o engessamento legal impede que se discuta a sério qualquer coisa. Vira um torneio de frases espertinhas e sacadas previamente preparadas.
Presença de espírito é certamente uma qualidade esperada nos governantes. Mas também, com certeza, não será a principal.
Já, nos Estados Unidos, uma dúvida é se Donald Trump vai mesmo participar dos dois debates que restam contra Joe Biden antes da eleição. Também ali faz algum tempo que caíram as máscaras de cavalheirismo e cortesia ( leia ).
Outra dúvida, se Trump seria ajudado por ter ficado doente, vem sendo dirimida pelas pesquisas. Parece que não ( leia ). Inclusive porque a maioria dos pesquisados considera que o presidente poderia ter evitado a Covid-19 se tivesse levado a coisa mais a sério.
É certamente uma diferença e tanto em relação à facada sofrida por Jair Bolsonaro.
* Analista político da FSB Comunicação
Siga a Bússola nas redes sociais Twitter | Facebook | Youtube