Conheça investimentos ESG que ganham prêmio
Dois fundos americanos e um brasileiro foram premiados pelos investimentos feitos em três empresas notáveis aqui do Brasil
Bússola
Publicado em 10 de março de 2022 às 14h30.
Última atualização em 10 de março de 2022 às 14h39.
Uma coisa realmente boa que o ciclone do ESG causou nos últimos anos foi ter aumentado consideravelmente a quantidade de empreendedores dispostos a bolar negócios que melhorem a vida das pessoas e cuidem do meio ambiente. E, claro, ter feito brotar investidores dispostos a botar dinheiro nisso.
Pensando bem, esses últimos vieram primeiro, os investidores. E continuam vindo, com cada vez mais verdinhas e faro fino para os aportes. É muita grana. Coisa de trilhão. Obviamente, as maiores cifras vão parar nas bolsas de valores do mundo todo, mas os mercados de private equity e venture capital, cada vez mais, nadam de braçada no universo do ESG.
Um termômetro interessante é o prêmio anual da Associação para o Investimento de Capital Privado na América Latina (Lavca), que reúne cerca de 200 empresas locais e globais que alocam recursos em negócios aqui no continente.
Agora em 2022, a oitava edição do prêmio laureou dois fundos americanos e um brasileiro pelo investimento que fizeram em três empresas brasileiras. Vamos a eles e a elas.
Na categoria de responsabilidade social, o fundo americano de venture capital Valor Capital Group foi o vencedor pelo investimento feito na empresa brasileira Dolado, uma plataforma criada em 2020 para ajudar pequenos comerciantes em locais distantes dos grandes centros a comprar, vender e gerir o próprio negócio por meio da tecnologia. A startup já possui mais de 20 mil pequenos empreendedores utilizando seus serviços e está no caminho para se tornar uma empresa do Sistema B.
Conterrâneo do Valor Capital Group, o fundo Advent International faturou o prêmio na categoria gênero e diversidade por investir na CI&T, uma multinacional brasileira de soluções digitais, listada na NYSE desde o final do ano passado. O troféu foi motivado pelo empenho da empresa em criar oportunidades de crescimento para mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
O fundo brasileiro Aqua Capital levou o prêmio na categoria responsabilidade ambiental, em razão do aporte feito na Biotrop, empresa dedicada à inovação para aumentar a produtividade agrícola com o uso de produtos biológicos que reduzam não apenas a área necessária para cultivar alimentos mais saudáveis como também a quantidade de gases de efeito estufa lançada à atmosfera.
Incrível, não? Incríveis também são as histórias humanas que certamente existem por trás de tantas planilhas de Excel. Um pequeno comerciante de algum lugar ermo do Brasil que sempre teve pouco acesso a tecnologia pode nunca ter ouvido falar no Valor Capital Group, mas neste exato momento está causando muito mais impacto positivo em sua comunidade graças ao investimento que o fundo decidiu fazer na Dolado. Que esse ciclo virtuoso siga em frente, hoje e sempre.
*Renato Krauszé sócio-diretor da Loures Comunicação
Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a EXAME. O texto não reflete necessariamente a opinião da EXAME.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Mudanças climáticas: você ainda acha que isso não lhe diz respeito?
Vai aderir o ESG na sua empresa? Veja dicas deste e-book gratuito da FDC