Bússola LIVE – Inovação & inclusão: como tornar o ecossistema de startups mais diverso?
Webinar na quarta, às 12h, debate estratégias para promover a diversidade de maneira efetiva no universo das startups
Bússola
Publicado em 15 de agosto de 2022 às 07h00.
Última atualização em 15 de agosto de 2022 às 16h14.
Por Rafael Lisbôa
Com a evolução do processo industrial analógico para o digital e a transformação promovida pela automação e o uso de dados, as startups ocupam lugar de destaque na nova economia e desempenham papel estratégico na construção do futuro. Suas soluções tecnológicas e seus modelos disruptivos de negócios trazem inovação para o mercado e a sociedade. Mas, tal qual setores mais tradicionais da economia, essas empresas modernas e arrojadas ainda são pouco diversas e inclusivas.
Estudo da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) revela que a maioria não tem ações específicas para a diversidade. A pesquisa ouviu representantes de 2.500 startups no ano passado e, embora quase todos tenham afirmado apoiar o tema, apenas 39% possuíam processo seletivo voltado para a inclusão de grupos minorizados. E o resultado é que o ecossistema brasileiro de startups está longe de representar a pluralidade da nossa sociedade.
Apesar de mulheres e negros serem maioria da população no Brasil, homens e brancos aparecem como fundadores de 7 em cada 10 startups no país. Os números da Abstartups mostram que, no quadro de funcionários dessas empresas, falta diversidade de gênero, étnico-racial, de orientação sexual e de idade. Mais de 31% não têm negros na equipe e quase 20% não possuem colaboradoras mulheres. Apenas 2 em cada 5 contam com funcionários acima de 50 anos. E mais de 90% das startups não possuem pessoas trans e pessoas com deficiência nos seus times.
Os indicadores deixam claro que a agenda de inclusão precisa avançar com urgência, com a adoção de políticas afirmativas e compromissos efetivos. Mais diversidade significa também mais vantagem competitiva, sobretudo para empresas em fase de crescimento. Negócios com equipes plurais – que têm diferentes origens, experiências e histórias de vida – são verdadeiramente inovadores e mais capazes de atrair talentos e conquistar novos mercados.
Webinar promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 17 de agosto, às 12h, vai debater a importância de tornar o ecossistema brasileiro de startups mais diverso e apresentar iniciativas de empresas na busca por ambientes mais inclusivos e menos desiguais. Participarão da live: Amara Moira, professora da Descomplica; Aline Toretto, head de Cultura e Pessoas da 180o Seguros; Nubia Nappi, especialista em Gestão de Pessoas da Bitso Brasil; e Pedro Berto , intrapreneur na SaltPay/Volpe Capital. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.
Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui !
Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube