Bússola
Um conteúdo Bússola

A tecnologia que detectou mais de 300 mil distrações ao volante em frotas comerciais no 1º trimestre

Invenção da Cobli dá feedback em tempo real ao motorista e ao gestor da frota por meio da "Internet das Coisas" – e pode ser aliada valiosa para deixar o trânsito mais seguro

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem devido à imprudência dos condutores (Cobli/Divulgação)

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem devido à imprudência dos condutores (Cobli/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 28 de junho de 2024 às 16h00.

300 mil distrações ao volante foram registradas em frotas comerciais brasileiras nos primeiros três meses deste ano. 

A análise, realizada pela fleettech Cobli a partir da sua base de clientes, observou comportamentos a partir de 50 Km/h, com duração mínima de 5 segundos, abrangendo veículos leves e pesados de todo o território nacional.

Utilizando tecnologia de monitoramento baseada em Internet Das Coisas (IOT) e Inteligência Artificial (IA), a empresa produziu dados que confirmam a distração ao volante como principal fator para a ocorrência de acidentes na operação de frotas comerciais.

"Há cerca de 11 milhões de veículos comerciais no Brasil. Se usarmos como base a média que os clientes de videotelemetria da Cobli dirigem, que é de 100 quilômetros por dia, temos um cenário preocupante: podem acontecer mais de 4,9 milhões de distrações ao volante Brasil afora, explica Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli.

Para ter acesso à análise, acesse este site.

Cidades brasileiras com maior número de distrações ao volante

O Distrito Federal e os estados da Paraíba e Espírito Santo lideraram em distrações ao volante, ou seja, aconteceu uma ocorrência em menos de 175 km percorridos

Em contrapartida, Pará, Piauí e Bahia são os mais seguros. Neles, foi necessário se locomover 120% a mais de percurso (385 km) para registrar o comportamento distraído.

A análise também revelou que o período do dia com mais incidências de distração do motorista ao volante é o da tarde, respondendo por 42% dos casos, seguida pelo da noite, com 29%. Por último a manhã, com 22%.

Utilizando IA e IOT para melhorar a segurança e performance de frotas comerciais

A fleettech Cobli utiliza tecnologia de videotelemetria para monitorar o comportamento dos motoristas e produzir feedback em tempo real. 

Ao identificar padrões de comportamento arriscado, o sistema avisa o motorista e o gestor da frota, evitando possíveis acidentes. 

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem devido à imprudência dos condutores, que vão desde desatenção até desrespeito à legislação.

O objetivo da Cobli é uma solução para dar maior suporte e treinamento aos motoristas de frotas comerciais, otimizando operações e aumentando a segurança. 

Gerenciar uma operação logística é complexo. Há centenas de atividades acontecendo a cada instante. Tecnologia é o caminho para automatizar o tratamento de dados e personalizar feedbacks e treinamentos, conseguindo melhorar a condução de diversos motoristas ao mesmo tempo”, conclui Rodrigo.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

 

Acompanhe tudo sobre:Transporte e logística

Mais de Bússola

Além do Mês do Orgulho: como promover a verdadeira inclusão LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho

Natalia Beauty: o que as emoções de ‘Divertida Mente’ podem ensinar sobre empreendedorismo

O que Renner, Grupo SBF e Philip Morris estão fazendo no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+?

Bússola Cultural: gamescom, maior evento de games do mundo, chega à América Latina

Mais na Exame