Por Dany Lopes*
Sabemos que as mudanças na vida são necessárias e muitas vezes nasce em nós uma enorme necessidade de mudança. Seja na vida ou na carreira, ciclos começam e terminam. Entretanto, apesar de fortalecidos, o novo em geral causa desconforto, ansiedade e insegurança.
Durante 16 anos como Headhunter, conduzindo mais de 10 mil entrevistas e recolocando milhares de pessoas em altas lideranças, destaquei algumas competências que toda(o) executiva(o) deveria saber para se destacar neste processo:
- Deixe claro seu Propósito e Liderança: esteja alinhado ao seu propósito! O que te faz levantar da cama todos os dias? Que marca/ legado você quer deixar? Porém, sua conduta deve estar alinhada ao seu discurso. Lidere pelo exemplo e engaje pelo propósito.
- Tenha uma comunicação eficaz: seja claro na comunicação. Evite entrelinhas, seja gentil e crie empatia. Lembre-se que nem sempre o outro conseguirá “ler sua mente” – seja objetivo e assertivo.
- Foque em sua Inteligência Emocional: procure se conhecer – quanto mais você se conhecer mais aumentará sua capacidade de controlar suas próprias emoções. Não tome decisões sem antes refletir e ponderar prós e contras, gerenciando os conflitos.
- Conheça as pessoas: procure conhecer as pessoas do processo, o que as motiva? Interesse-se genuinamente pela vida das pessoas que você irá se relacionar desde o início da jornada.
- Faça Networking: construa bons relacionamentos, mantenha uma agenda proativa de conversas com executivos do seu e de outros mercados. Vá a eventos, feiras, palestras. Conte aos seus amigos o que você FAZ e saiba o que eles fazem também – você aumentará muito as suas possibilidades de ser indicado no decorrer de sua carreira.
- Tenha pensamento estratégico: compreenda o contexto da empresa, mapeie as necessidades de curto e médio prazo, antecipe tendências, identifique oportunidades e mostre que você se preocupou em entender antes até de entrar.
- Desenvolva Pensamento Inovador: esteja aberta(o) à inovação e busque constantemente soluções. Tome riscos ao mostrar proatividade e olhar de negócio, muito além do que o job description orienta, mesmo sem ter o olhar holístico.
- Oriente-se aos resultados: mostre-se como alguém que se preocupa com resultados tangíveis, que busca objetivos desafiadores e que todas as etapas do resultado importam para você. Os seus resultados fornecem as evidências concretas da sua capacidade e competência. Sempre com ética e responsabilidade.
- Conte seus Cases e legado: deixe claro seus cases de carreira e seu legado como profissional, de forma objetiva. Discursos prolixos, longos, vazios ou sem foco em resultados podem não tangibilizar sua história de carreira.
- Saiba a hora de falar e de ouvir: saber ouvir é tão importante quanto saber se posicionar durante o processo da entrevista. Isso mostra empatia e respeito.
Lembre-se que o medo limita seu potencial. Mesmo com medo, avance, acredite. Ao enfrentar o desconhecido, você se permite aprender, crescer e descobrir novos talentos e habilidades. O novo traz consigo a possibilidade de expandir sua visão e se conectar com pessoas que poderão impulsionar sua jornada. Acredite em si e no valor que você traz para o mundo. Ouse, acredite e lembre-se de que o risco de não tentar é maior do que o medo do desconhecido.
*Dany Lopes é Headhunter e liderança feminina
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Gestão humanizada é pauta expoente no meio jurídico
Franchising: Como construir uma cultura de liderança e responsabilidade social?
CEOs: É sobre isso