Brasil

Weber condena Dirceu e Genoino por corrupção ativa

Ao se referir ao Dirceu, a ministra disse que "existe prova acima de qualquer dúvida razoável" que Delúbio não poderia ser responsabilizado sozinho


	A ministra do STF, Rosa Weber: a ministra considerou que não havia forma de excluir o ex-presidente do PT José Genoino de responsabilidades no esquema
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A ministra do STF, Rosa Weber: a ministra considerou que não havia forma de excluir o ex-presidente do PT José Genoino de responsabilidades no esquema (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 19h01.

Brasília - A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino por crime de corrupção ativa no processo do mensalão em julgamento pelo tribunal. Momentos antes, a ministra havia condenado o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, atingindo o núcleo político do esquema. A ministra argumentou que não pode haver corrupto sem corruptor.

Ao se referir ao Dirceu, a ministra disse que "existe prova acima de qualquer dúvida razoável" que Delúbio não poderia ser responsabilizado sozinho pelo esquema de compra de votos. Além dos encontros de Dirceu com o empresário Marcos Valério, a ministra citou as vantagens obtidas por Maria Angela Saragoça, ex-mulher de Dirceu, e a viagem de Marcos Valério a Portugal para negociar com empresários a captação de recursos que seriam para o PT.

A ministra considerou que não havia forma de excluir o ex-presidente do PT José Genoino de responsabilidades no esquema. "Não é crível que, com tantos repasses, ninguém nessas reuniões políticas não mencionasse o assunto", disse, lembrando que Genoino participava de reuniões com partidos aliados.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesMensalãoPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Em cincos anos, número de casas de apostas deve cair pela metade, diz representante do setor

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente