Brasil

Vigilância caça morcegos após casos de raiva em SP

Os morcegos hematófagos são potenciais transmissores da raiva ao sugar o sangue de animais


	Um morcego vampiro comum Desmodus rotundus, na Fazenda Canchim, Brasil: há risco também de ataque a pessoas
 (Wikimedia Commons)

Um morcego vampiro comum Desmodus rotundus, na Fazenda Canchim, Brasil: há risco também de ataque a pessoas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 11h48.

Sorocaba, SP - Técnicos da Vigilância Sanitária Animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado iniciaram nesta terça-feira, 3, uma caçada a morcegos hematófagos, potenciais transmissores da raiva, em propriedades rurais de Pilar do Sul, região de Sorocaba, São Paulo.

O trabalho de erradicação das colônias de morcegos foi decidido após a morte de 12 bovinos e dois equinos com sintomas da doença.

Embora o resultado dos exames ainda não tenha ficado pronto, a Secretaria decidiu realizar uma operação de bloqueio, com a vacinação do rebanho da região e a eliminação dos possíveis transmissores. Na semana passada, os técnicos vistoriaram as propriedades em que ocorreram as mortes e encontraram muitos focos de hematófagos. Esses morcegos transmitem a raiva ao sugar o sangue do animal. Há risco também de ataque a pessoas.

O controle é feito com a captura de exemplares que são untados com uma pasta contendo veneno. Como os morcegos têm o hábito de se lamberem, a droga se espalha pela colônia, controlando a população. Produtores rurais estão sendo alertados para manter os animais sob vigilância quanto aos sintomas da raiva. A doença é grave e o animal infectado dificilmente escapa da morte. O vírus também pode infectar seres humanos.

Acompanhe tudo sobre:Animaiscidades-brasileirasDoençasMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Ministro de Minas e Energia busca investimentos da ADNOC em gás e fertilizantes no Brasil

Lula se reúne com ministros nesta sexta para discutir sobre Meta e regulamentação das redes

Ubatuba: pista sem extensão adequada para avião foi 'selecionada pelo piloto', diz aeroporto

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba