Exame Logo

Com vendas recordes, Petrobras importa mais gasolina

Aumento no preço do etanol possibilitou crescimento de 12% na venda de gasolina

Petrobras terá quem importar mais gasolina devido ao aumento nas vendas (Arquivo)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2010 às 16h30.

Rio de Janeiro - As vendas de combustíveis da Petrobras no mercado brasileiro neste ano serão recorde, crescendo 12 por cento sobre 2009, o que deverá manter aquecidas as importações de gasolina da companhia, indicou nesta segunda-feira o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

Segundo ele, o ano repetirá a performance registrada no primeiro semestre, quando as vendas da Petrobras subiram 12 por cento.

Veja também

"Teve uma venda realmente extraordinária este ano desses três combustíveis (gasolina, etanol e diesel)", disse ele a jornalistas antes da abertura da feira internacional Rio Oil & Gas.

Em 2009, as vendas de combustíveis da Petrobras registraram queda de 1,2 por cento ante 2008. O diretor não detalhou os volumes vendidos dos três combustíveis.

Ele observou que, com o aumento do preço do etanol nas últimas semanas, a gasolina voltou a ficar competitiva e a empresa prevê que deverá importar o produto.

"A gasolina teve uma forte demanda no primeiro semestre, mas depois estabilizou. Mais recentemente, devido ao aumento do etanol, houve um reaquecimento da gasolina e estamos tendo que importar mais", disse.

Segundo Costa, as vendas de querosene de aviação também baterão recordes em 2010, assim como as vendas de asfalto, que vão ultrapassar o volume de 3 milhões de toneladas anuais.

"Isso reflete a demanda das novas estradas e a recuperação de rodovias", declarou.

Leia mais da Petrobrás

Siga as últimas notícias de Economia

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoQuímica e petroquímicaVendas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame