Brasil

VEJA divulga depoimento de Joesley sobre contas de Lula e Dilma

A revista, que pertence ao grupo Abril, divulgou os depoimentos de Joesley Batista em que ele narra conversas com os ex-presidentes sobre contas no exterior

Dilma e Lula (Lula Marques/Agência PT/Reprodução)

Dilma e Lula (Lula Marques/Agência PT/Reprodução)

Luiza Calegari

Luiza Calegari

Publicado em 30 de junho de 2017 às 17h39.

Última atualização em 30 de junho de 2017 às 17h41.

São Paulo - Em depoimento ao Ministério Público Federal, o empresário Joesley Batista detalhou as conversas que teve com os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, sobre as contas mantidas em nome dos candidatos no exterior. A revista VEJA teve acesso a esses depoimentos e os divulgou hoje.

Segundo VEJA, em 2014, o empresário se encontrou com Dilma e informou-a que o dinheiro para financiar as campanhas do PT estava acabando.

A fonte do dinheiro seria uma conta-propina de 150 milhões de dólares, criada em acordo com Guido Mantega, em troca dos investimentos bilionários feitos pelo BNDES e pelos fundos de pensão na JBS.

Joesley teria, então, detalhado que já havia doado "300 e tantos milhões" para campanhas do partido naquele ano. Ele teria pedido confirmação a Dilma para liberar mais 30 milhões para a campanha de Fernando Pimentel em Minas Gerais.

Segundo o depoimento, Dilma concordou com a liberação, após ser alertada de que, com isso, o dinheiro da JBS para as campanhas acabaria.

Antes dessa conversa, o empresário tinha dito que a então presidente, candidata à reeleição, não precisava entrar nos termos do acordo feito com Guido Mantega.

Em relação a Lula, Joesley disse que a conversa foi apenas um alerta de que o dinheiro das campanhas ia acabar. O ex-presidente não respondeu.

Joesley afirmou não ter certeza se as contas em nome de Lula e Dilma eram de dinheiro de campanha ou deles próprios, por isso foi avisar Lula.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPT – Partido dos TrabalhadoresJBSLuiz Inácio Lula da SilvaGuido MantegaJoesley BatistaDelação premiada

Mais de Brasil

51,8% criticam atuação do governo federal na segurança, diz pesquisa

Chuva atinge São Paulo e número de imóveis sem luz sobe novamente

Por unanimidade, STF mantém decisão de Moraes sobre perda de mandato de Carla Zambelli

Ceagesp calcula prejuízo após ficar mais de 40 horas sem energia