Brasil

Vale não podia usar barragem, diz secretaria

A Secretaria do Meio Ambiente de Minas informou que o transporte de rejeitos de mina para a barragem de Fundão não estava previsto no licenciamento da represa


	Homem em meio à lama em Mariana após desastre: 5% dos 55 milhões de m³ de rejeitos de minério de ferro de Fundão, que se rompeu em 5 de novembro, saíram da mina de Alegria
 (Ricardo Moraes/REUTERS)

Homem em meio à lama em Mariana após desastre: 5% dos 55 milhões de m³ de rejeitos de minério de ferro de Fundão, que se rompeu em 5 de novembro, saíram da mina de Alegria (Ricardo Moraes/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2015 às 11h57.

Belo Horizonte - A Secretaria do Meio Ambiente de Minas informou ontem que o transporte de rejeitos de minério de ferro da mina de Alegria, da Vale - controladora da Samarco -, para a barragem de Fundão não estava previsto no processo de licenciamento da represa. Conforme a pasta, o transporte podia ser feito desde que estivesse dentro dos autos de licenciamento.

Segundo a Vale, 5% dos 55 milhões de m³ de rejeitos de minério de ferro de Fundão, que se rompeu em 5 de novembro, saíram da mina de Alegria.

Segundo o Ministério Público Federal, o volume seria ainda maior, de 28%. Para justificar o transporte de rejeitos, a Vale apresentou contrato de 1989, entre a empresa Samitri e a Samarco, estabelecendo o envio do material. A duas empresas foram compradas pela Vale na década de 1990.

Subiu para 16 o número de mortes confirmadas pelo rompimento da barragem de Fundão, no Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Segundo a Polícia Civil de Minas, o corpo achado ontem perto do distrito de Camargos, a 7 km do local do acidente, é de Antônio Prisco de Souza, de 74 anos, morador de Bento Rodrigues. O reconhecimento foi feito por familiares.

Com a identificação, cai para três o número de desaparecidos depois da tragédia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaMariana (MG)Meio ambienteMineraçãoSamarcoSiderúrgicasVale

Mais de Brasil

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral