Brasil

Vai chover em SP hoje? cidade terá chuva até domingo e Inmet alerta para temporais; veja previsão

Chuvas causaram alagamentos e uma morte na capital paulista; Sul deve enfrenter tempestades

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo nesta quinta-feira, 15, frente à possibilidade de um grande acumulado de chuva e rajadas de vento intensas em Porto Alegre nas próximas 24 horas. O monitoramento, que foi intensificado na manhã desta quinta, deve se manter desta forma até final da manhã de sexta-feira, 16 (Alex Rocha/PMPA/Divulgação)

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo nesta quinta-feira, 15, frente à possibilidade de um grande acumulado de chuva e rajadas de vento intensas em Porto Alegre nas próximas 24 horas. O monitoramento, que foi intensificado na manhã desta quinta, deve se manter desta forma até final da manhã de sexta-feira, 16 (Alex Rocha/PMPA/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 07h41.

Após uma terça-feira de muita chuva, São Paulo continuará a ter pancadas isoladas até domingo, com trovoadas e rajadas de vento moderadas, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

O temporal causou alagamentos e queda de árvores e contribuiu para a morte de um homem, que recebeu descarga elétrica de um fio desencapado. O Inmet também emitiu alerta laranja de tempestades para todo o Sul do país e alerta de chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste.

As chuvas também chegarão ao Rio de Janeiro, que deve ter pancadas isoladas gradativamente mais fortes ao longo do dia. À tarde e à noite, há possibilidade de trovoadas. Apesar das precipitações, a temperatura máxima continua na faixa dos 39 °C, e a mínima fica por volta de 24 °C.

A região Sul inteira deve enfrentar tempestades nesta quinta-feira. Florianópolis e Curitiba terão chuva durante todo o dia, com máximas em torno dos 33 °C e mínimas em volta dos 21 °C. Os períodos de precipitação mais intensas serão de manhã e à noite.

Porto Alegre será a capital sulista menos afetada, com chuvas progressivamente mais fracas ao longo do dia. De manhã, a cidade deve ficar coberta por muitas nuvens e ter pancadas com trovoadas, mas, à noite, as precipitações darão uma trégua.

No centro do país, o Inmet emitiu alerta laranja de chuvas intensas para grande parte de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Tocantins e para o sudoeste do Pará. Brasília e Manaus devem ser poupadas das precipitações mais volumosas, mas continuam na faixa demarcada com alerta amarelo de potenciais chuvas intensas. Ambas as cidades terão pancadas o dia inteiro com muitas nuvens e trovoadas. A temperatura em Brasília fica entre 29 °C e 17 °C, enquanto Manaus terá máxima de 32 °C e mínima de 25 °C.

O alerta amarelo de potenciais chuvas intensas se estende a São Paulo e Minas Gerais. Belo Horizonte deve ter chuvas progressivamente mais intensas ao longo do dia, com fortes pancadas e trovoadas e temperaturas entre 30 °C e 19 °C. O Inmet prevê que São Paulo continuará abafada na quinta-feira, com máxima de 34 °C, mas a tendência entre sexta-feira e domingo é de uma leve arrefecida no calor, com as temperaturas entre 22 °C e 29 °C.

No Nordeste, o tempo continua ameno. Salvador deve ter um dia de céus claros com máxima de 33 °C, enquanto Natal deve ter pancadas de chuva isoladas apenas no final do dia e máximas de 30 °C.

Acompanhe tudo sobre:Chuvas

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais