Brasil

Vacina da Janssen tem validade ampliada para 6 meses, decide Anvisa

País receberá mais 38 milhões de doses da vacina da Janssen até o fim de 2021; medida reduz o risco de perda do imunizante por vencimento da validade

Doses de vacina da Janssen contra o coronavírus (Covid-19) (Eduardo Frazão/Exame)

Doses de vacina da Janssen contra o coronavírus (Covid-19) (Eduardo Frazão/Exame)

AB

Agência Brasil

Publicado em 9 de outubro de 2021 às 20h24.

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a extensão do prazo de validade da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) contra a covid-19. O prazo passa de quatro meses e meio para seis meses, sob condições de armazenamento entre 2°C e 8°C. A informação foi divulgada pela Anvisa neste sábado, dia 9 de outubro.

A medida é importante porque permite um melhor planejamento da aplicação das doses nos brasileiros, ao mesmo tempo em que reduz a probabilidade de desperdício de vacinas por perda da validade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o país receberá mais 38 milhões de doses da vacina da Janssen até o fim de 2021.

A empresa Janssen-Cilag Farmacêutica havia solicitado a alteração do prazo de validade para a autorização temporária de uso emergencial do imunizante, em caráter experimental, no último dia 15 de setembro.

Segundo a Anvisa, a aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos, que demonstraram que a vacina se manteve estável pelo período de seis meses.

No Brasil, a vacina da Janssen está autorizada para uso emergencial desde 31 de março deste ano. A vacina é a única aprovada pela Anvisa em dose única e, quando armazenada entre temperaturas de -25°C e -15°C, possui prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação.

(Com a Redação)

Acompanhe tudo sobre:AnvisaJohnson & Johnsonvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Brasil

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião

Gramado suspende desfile de "Natal Luz" após acidente aéreo

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo em Gramado