Brasil

Vaccari obtém garantias para depor na CPI da Petrobras

O tesoureiro do PT obteve liminar junto ao STF que o desobriga a depor na condição de testemunha à CPI da Petrobras


	João Vaccari Neto: o tesoureiro petista não será obrigado a assinar o termo de compromisso de testemunha ao falar aos deputados
 (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

João Vaccari Neto: o tesoureiro petista não será obrigado a assinar o termo de compromisso de testemunha ao falar aos deputados (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2015 às 20h29.

São Paulo - O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, obteve liminar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira que o desobriga a depor na condição de testemunha à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga denúncias de irregularidade na Petrobras.

Assim, o tesoureiro petista, que prestará depoimento à CPI na manhã de quinta-feira, não será obrigado a assinar o termo de compromisso de testemunha ao falar aos deputados e poderá ser acompanhado pelo seu advogado e consultá-lo durante o depoimento, segundo nota no site do STF.

Ao deferir o pedido, o ministro Teori Zavascki, do STF, acatou a tese da defesa de Vaccari de que ele não poderia depor na condição de testemunha, pois já é réu em ação penal na Justiça que trata dos mesmos fatos investigados pela CPI e, portanto, tem preservado o direito de não se autoincriminar.

Vaccari responde a processo relacionado à operação Lava Jato, da Polícia Federal, sob acusação de receber doações para o PT oriundas de propinas pagas por empreiteiras para a obtenção de contratos com a Petrobras.

Segundo o Ministério Público Federal, o tesoureiro do PT tinha conhecimento da origem ilícita das doações.

Vaccari e o PT negam as acusações. O partido tem afirmado que todas as doações que recebe são legais e devidamente declaradas à Justiça Eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura

Provão Paulista: estudantes podem consultar resultados da avaliação de 2025

Produtos comprados em viagens terão novas regras para entrada no Brasil