Curso da Faculdade de Saúde Pública da USP Leste tem as inscrições abertas até 31 de outubro (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 8 de outubro de 2012 às 11h35.
São Paulo - A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de lançar, por meio de seu Departamento de Saúde Ambiental (HSA), o Curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade – conceito 5 pela Capes, nota máxima para essa modalidade.
De acordo com a FSP, o curso objetiva promover a formação profissional stricto sensu com a produção de conhecimento aplicado, desenvolvimento de pensamento crítico, aprimoramento de tecnologias e inovações, inclusive sociais, em processos de gestão e intervenção com foco intersetorial em ambiente, saúde e sustentabilidade.
“Sob a perspectiva de maior aproximação e colaboração entre o meio acadêmico e a gestão pública e privada, esse mestrado profissional visa contribuir para ampliar a importância da universidade pública mediante demandas da sociedade”, destaca a Faculdade.
O curso está inserido no contexto da Pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública, cujos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado se encontram consolidados e em plena atuação. Dessa forma, contará com estrutura ampla de laboratórios, dos quais sete de interesse mais direto para esta proposta: Geoprocessamento, Qualidade do Ar, Ventilação, Microbiologia Ambiental, Qualidade Físico-Química da Água e de Efluentes Líquidos e o de Informação em Saúde e Ambiente.
Como infraestrutura específica constam 21 salas para docentes e quatro para alunos, equipadas com computadores e acesso à internet. A biblioteca da FSP é um centro de referência na área em âmbito mundial, contando com vasto acervo em títulos (33 mil) e volumes (375 mil), uma coleção de quase 3 mil periódicos e acesso às principais bases de dados nacionais e internacionais.
A estrutura do curso terá três linhas de atuação científico/tecnológicas: "Gestão Ambiental e Sustentabilidade Urbana", “Gestão em Serviços de Saneamento Ambiental" e "Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador".
O curso terá a duração de dois anos e meio e a primeira turma se inicia já em 2013. As vagas são destinadas a interessados com formação em nível superior em áreas diversificadas.
A inscrição para o Processo Seletivo será dividida em duas etapas. A primeira, que é a prova de proficiência em inglês, estará aberta até o dia 31 de outubro junto ao Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP (informações para realizar a inscrição).
A segunda inscrição, prova de português, poderá ser feita até o dia 7 de novembro na Secretaria do Departamento de Saúde Ambiental da FSP. As provas serão realizadas em 9 e 10 de novembro de 2012, das 14h30 às 16h30.