Brasil

Universidades já podem consultar notas de indicadores

Os indicadores são calculados a partir de dados do Enade, Enem e do Censo da Educação Superior, além da avaliação da Capes para os programas de pós-graduação


	Estudantes de Brasília fazem a prova do Enade: no ano passado, segundo dados do IGC, 27% dos cursos não alcançaram desempenho suficiente
 (José Cruz/ABr)

Estudantes de Brasília fazem a prova do Enade: no ano passado, segundo dados do IGC, 27% dos cursos não alcançaram desempenho suficiente (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 16h04.

Brasília - As instituições de educação superior podem consultar a partir de hoje (23) os dados preliminares do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2012.

Os dados estarão disponíveis em página do Ministério da Educação na internet até o dia 1º de novembro, data limite para as instituições se manifestarem caso discordem dos indicadores.

Os índices são usados como parâmetro de acompanhamento da evolução da qualidade da educação superior no Brasil. Cursos com notas inferiores são impedidos de participar de políticas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O CPC tem implicações sobre a representatividade do IGC, segundo explica o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pelo índice, os cursos recebem notas de 1 a 5. São considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação aqueles com nota maior ou igual a 3. No ano passado, segundo dados do IGC, 27% dos cursos não alcançaram desempenho suficiente.

Os indicadores são calculados a partir de dados dos exames nacionais de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Superior, além da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de pós-graduação stricto sensu.

Tanto o IGC quanto o CPC compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861/2004. Os dados finais serão publicados no dia 28 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnsino superiorMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Aeroportos, portos, energia e água: Servidores anunciam greve geral; entenda

'Prioridade é acelerar investimentos e universalizar até 2029': Natália Resende analisa nova Sabesp

União Europeia doa 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia

Novo lança candidatura de Carol Sponza à prefeitura do RJ com apelo ao voto feminino

Mais na Exame