Brasil

TV estatal retira logo "Governo Bolsonaro" dos programas

A NBR e o governo federal personificaram a marca do governo de transmissão e imagens do presidente, o que é proibido por lei

NBR: logo foi exibido durante posse dos presidentes da Caixa, do BNDES e do BB (NBR/Reprodução)

NBR: logo foi exibido durante posse dos presidentes da Caixa, do BNDES e do BB (NBR/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 15h06.

Última atualização em 8 de janeiro de 2019 às 18h06.

São Paulo — As transmissões da NBR e o portal oficial do governo personificaram a marca da transmissão e imagens de fundo da página como o nome do Bolsonaro e fotos do presidente, revelou nesta segunda-feira (7), a rede "A Agência".

A decisão contraria os princípios da Constituição Federal de "legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência".

Nesta terça-feira (8), após um decreto do presidente eleito, a emissora estatal retirou as imagens de circulação.

Marca oficial

Na semana passada, o governo apresentou o seu logotipo oficial. O último verso do hino nacional, a frase "Pátria Amada Brasil", fará parte da nova marca do governo Jair Bolsonaro, que é acompanhada de uma ilustração estilizada da bandeira. 

O anúncio foi feito pelo próprio Bolsonaro, no Twitter, quando exaltou a economia de mais de R$ 1,4 milhão. "Um competente trabalho da Secom onde expõe a nova logo marca do Governo Federal. A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$ 1,4 mi aos cofres públicos, se a ação fosse realizada pelos canais tradicionais de TV", anunciou Bolsonaro na rede social. 

O ex-presidente Michel Temer também optou por um símbolo ufanista em seu mandato. Ele adotou o slogan "Ordem e Progresso" inscrição na bandeira do Brasil.

A ex-presidente Dilma Rousseff também mencionou a palavra "pátria" em seu slogan, mas com foco em educação, com os dizeres: "Brasil, Pátria Educadora".

Acompanhe tudo sobre:Governo Bolsonaro

Mais de Brasil

Para termos um Brasil de leitores, é preciso garantir que o PLND seja uma política de Estado

Tramonte tem 27% e cinco candidatos estão empatados no 2º lugar em BH, aponta pesquisa Datafolha

Como identificar uma nota de real falsa? Veja como checar dinheiro falso

João Campos lidera em Recife com 76% das intenções de voto, aponta pesquisa Datafolha

Mais na Exame