Brasil

TSE dá a Rosalba direito de ficar no cargo

Decisão da Justiça Eleitoral havia cassado o mandato de Rosalba e determinado a posse do vice-governador Robinson Faria (PSD)


	Rosalba Ciarlini (DEM): justiça portiguar anulou o diploma dela por causa de um suposto abuso de poder político ocorrido na campanha de 2012
 (Antonio Cruz/ABr)

Rosalba Ciarlini (DEM): justiça portiguar anulou o diploma dela por causa de um suposto abuso de poder político ocorrido na campanha de 2012 (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 19h24.

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, concedeu nesta sexta-feira, 24, uma liminar que assegura à governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), o direito de permanecer no cargo. Decisão tomada nesta quinta-feira, 23, pela Justiça Eleitoral do Estado havia cassado o mandato de Rosalba e determinado a posse do vice-governador Robinson Faria (PSD). A cerimônia estava marcada para este sábado, 25.

Num despacho divulgado no início da noite desta sexta-feira, Mello reconheceu que ela ainda tem o direito de questionar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) portiguar que anulou o diploma dela por causa de um suposto abuso de poder político ocorrido na campanha de 2012, em Mossoró. A acusação era de que na época teriam sido usadas máquinas do governo do Rio Grande do Norte para cavar um poço na cidade.

"Frise-se, por oportuno, que a cassação de mandato eletivo e, por consequência, a convocação do vice para assumir o cargo de governador pressupõem, em regra, pronunciamento final do órgão de Cúpula da Justiça Eleitoral (TSE)", afirmou o presidente do TSE. De acordo com Mello, "tanto quanto possível, deve ser evitado o revezamento na chefia do Poder Executivo, aguardando-se o pronunciamento do Tribunal Superior."

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesPolítica no BrasilRio Grande do NorteTSE

Mais de Brasil

Governadores do Sudeste e Sul pedem revogação de decreto de Lula que regula uso de força policial

Pacote fiscal: Lula sanciona mudanças no BPC com dois vetos

Governo de SP realiza revisão do gasto tributário com impacto de R$ 10,3 bilhões

Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança extra