Brasil

Boato de que urna não processa voto para presidente é falso, diz TRE-MT

Segundo o órgão, um dos fatores que podem induzir eleitores a "falsa conclusão" está a ansiedade para realizar primeiro o voto no candidato à Presidência

Urnas: urnas são programadas para computar as escolhas aos cargos eletivos em uma ordem determinada (Bruno Kelly/Reuters)

Urnas: urnas são programadas para computar as escolhas aos cargos eletivos em uma ordem determinada (Bruno Kelly/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 15h04.

Última atualização em 7 de outubro de 2018 às 16h23.

São Paulo - O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgou uma nota de esclarecimento para rebater mensagens que circulam na internet e nas redes sociais e afirmar que é falsa a alegação que as urnas eletrônicas do Estado não estariam processando os votos em "determinado candidato a presidente".

Segundo o órgão, há uma série de fatores que podem induzir eleitores a "essa falsa conclusão", entre eles a ansiedade para realizar primeiro o voto no candidato ou na candidata à Presidência. No entanto, ressalta o TRE-MT, as urnas são programadas para computar as escolhas aos cargos eletivos na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, primeira vaga de senador do Estado, segunda vaga de senador do Estado, governador e, só então, presidente da República.

"Se o eleitor apertar os dois dígitos do candidato a presidente da República em primeiro lugar, e se nesse Estado aquela legenda não lançou candidatos a deputado federal, aparecerá a expressão 'voto nulo'", esclarece o tribunal mato-grossense. "Daí o fato de o eleitor pensar que a urna eletrônica anulará seu voto para presidente."

Além disso, o TRE-MT garantiu que são falsos os vídeos circulando na internet em que uma urna supostamente completaria, "por sua conta", o voto para presidente. "Trata-se de falsificação grosseira. Esses vídeos sequer mostram o teclado da urna", encerra a nota.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Fake newsMato Grosso

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP