Brasil

Transporte coletivo é a opção mais lenta em SP e RJ

Em testes realizados nas duas capitais, os ônibus e trens do metrô chegaram a levar mais que o dobro de tempo para percorrer o mesmo trajeto que veículos particulares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 10h32.

São Paulo - O uso de transporte coletivo é a opção mais lenta de deslocamento urbano para os moradores de São Paulo e Rio de Janeiro, é o que revela uma pesquisa da PROTESTE, uma associação de defesa ao consumidor, divulgada na última semana.

Em testes realizados nas duas capitais, os ônibus e trens do metrô chegaram a levar mais que o dobro de tempo para percorrer o mesmo trajeto que veículos particulares, apesar do trânsito das duas cidades.

Durante três dias, a associação acompanhou o trajeto feito com os diferentes meios de transporte durante o horário de pico (por volta das 8h e depois, às 17h30).

Em São Paulo, o trecho de 14 km entre a Avenida Luiz Carlos Berrini, no Brooklin, em direção à sede da Prefeitura, na região central da capital paulista, chegou a levar duas horas e 26 minutos quando percorrido de ônibus. O trajeto, no mesmo dia e horário, demorou 42 minutos de carro e 35 de moto. De metrô, o tempo de viagem foi de uma hora e dez minutos.

Ainda de acordo com a pesquisa, o trânsito do final da tarde na capital paulista faz com que o trajeto de volta demore, em média, duas vezes mais do que o tempo enfrentado na ida.

Já no Rio de Janeiro, os usuários de ônibus e de metrô levaram cerca de 20 minutos a mais do que os motoristas para percorrer o trajeto da Barra da Tijuca até o Largo da Carioca, no Centro, que somava 28 km. Na capital carioca, apenas quem usou moto conseguiu fazer o trajeto em menos de uma hora, enquanto o transporte coletivo demorou, em média, duas horas para ir e voltar pelo trecho nos três dias do estudo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaRio de Janeirosao-pauloTrânsitoTransporte público

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'