Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 16 de julho de 2024 às 08h33.
Última atualização em 16 de julho de 2024 às 15h36.
O deputado estadual e apresentador do Balanço Geral Minas Gerais, da Record TV, Mauro Tramonte (Republicanos), lidera as intenções de voto na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, aponta a pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira, 16.
Tramonte aparece na liderança em todos os dez cenários simulados pelo instituto de pesquisa para o primeiro turno e em todas as projeções de segundo turno que foram testadas.
No primeiro cenário, com os 11 pré-candidatos, Tramonte tem 25% das intenções de voto. Na sequência, há um empate técnico na segunda posição entre seis nomes: Bruno Engler (PL), João Leite (PSDB), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Carlos Viana (Podemos) e Rogério Correia (PT).
Os demais pré-candidatos não passam de 2% cada. O percentual de indecisos é de 5%, e dos que preferem votar nulo ou em branco, 9%.
Bella Gonçalves (PSOL) e Ana Paula Siqueira (Rede) anunciaram a saída da disputa após o registro do levantamento no TSE. Por isso, os nomes foram considerados em alguns cenários.
Nos outros nove cenários simulados pela Quaest, considerando diferentes combinações de pré-candidatos, Tramonte lidera com porcentagens que variam entre 27% e 40%. Os demais adversários não passam de 16% cada nos cenários.
Na simulação de segundo turno, o apresentador aparece à frente de Bruno Engler, Fuad Noman e Rogério Correia com mais de 50% das intenções de voto.
Sem Tramonte no segundo turno, a pesquisa mostra empate técnico em três cenários: na disputa entre Engler e Fuad Noman; Engler e Duda Salabert e Engler e Rogério Correia.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.200 pessoas de 16 anos ou mais, presencialmente em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral, sob o número MG-01625/2024.
As eleições municipais de 2024 vão acontecer no dia 6 de outubro de 2024, o primeiro domingo do mês. Já o segundo turno, se houver, deve acontecer no último domingo do mês, dia 27 de outubro, nas cidades com mais de 200.000 eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).