Brasil

Tornado no Paraná ganha destaque na imprensa internacional

Veículos como BBC, CNN e New York Times destacam destruição em Rio Bonito do Iguaçu e classificam o tornado no Paraná como catástrofe sem precedentes

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de novembro de 2025 às 10h48.

O desastre causado pelos fortes ventos e tempestades que atingem o Brasil desde a última sexta-feira, 7, ganhou destaque na imprensa internacional. Diversos veículos repercutiram as imagens de destruição em Rio Bonito do Iguaçu (PR), cidade onde um tornado deixou ao menos seis mortos e 773 feridos.

O município do interior paranaense foi o mais atingido pelo ciclone extratropical que passou pela região Sul. Segundo levantamento da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e de autoridades locais, mais de mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.

Com cerca de 14 mil habitantes e localizada a 400 quilômetros de Curitiba, Rio Bonito do Iguaçu teve mais de 80% da área urbana danificada. As cenas de devastação correram o mundo e foram amplamente reproduzidas por veículos da Europa e dos Estados Unidos.

Repercussão internacional

Tornado-Paraná-Rio-Bonito-Iguaçu

Tornado no Paraná atingiu 80% de Rio Bonito do Iguaçu (Ari Dias/AEN/Reprodução)

Reino Unido

A BBC destacou o estado de calamidade decretado no Paraná e a informação de que “80% da cidade foi destruída”. O veículo também reproduziu a fala do coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, que comparou a situação em Rio Bonito a um cenário de guerra.

Estados Unidos

A CNN International noticiou os ventos de até 250 km/h e exibiu imagens aéreas da devastação, ressaltando que o número de vítimas “ainda pode aumentar”. A rede também destacou a declaração do governador Ratinho Júnior (PSD), que classificou o episódio como uma “catástrofe sem precedentes na história”.

A ABC News informou que centenas de pessoas precisaram de atendimento médico, com ao menos dez submetidas a cirurgias, e mencionou a postagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em solidariedade às vítimas.

O The New York Times relatou que moradores publicaram vídeos nas redes sociais mostrando telhados destruídos, postes caídos e carros capotados, com destaque para Rio Bonito do Iguaçu e para as declarações do governador paranaense.

Espanha

Na Espanha, o El País abordou a tragédia mencionando que Rio Bonito do Iguaçu está a cerca de 300 quilômetros das Cataratas do Iguaçu e citou a COP-30, que será realizada no Brasil, ao contextualizar a gravidade dos eventos climáticos extremos no país.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturais

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói