Brasil

Toffoli: relator deve ser sorteado após transferência de Fachin

Antes do sorteio, a mudança do ministro da Primeira Turma para a Segunda Turma precisa ser oficializada no Diário de Justiça

Fachin: a publicação do Diário de Justiça do STF é diária. Mas podem existir edições extraordinárias (Carlos Humberto/SCO/STF/Divulgação)

Fachin: a publicação do Diário de Justiça do STF é diária. Mas podem existir edições extraordinárias (Carlos Humberto/SCO/STF/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de fevereiro de 2017 às 21h06.

Brasília - O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, disse a jornalistas que a mudança do ministro Edson Fachin da Primeira Turma para a Segunda Turma precisa ser oficializada no Diário de Justiça do STF, antes da realização do sorteio da relatoria dos processos relacionados à Lava Jato.

Para a oficialização no Diário de Justiça, é necessário que cada um dos outros quatro ministros da Primeira Turma informe à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, que abdica da possibilidade de migrar.

A publicação do Diário de Justiça do STF é diária. Mas podem existir edições extraordinárias. Na tarde desta quarta-feira, por exemplo, já há uma publicação extra do diário no site do STF.

O ministro Celso de Mello, decano do STF, por seu lado, avaliou que "não há necessidade da publicação".

Ele também disse que "a solução natural da questão é o sorteio entre os juízes da Segunda Turma", revelando publicamente a posição que tem assumido perante a presidente Cármen Lúcia nas conversas sobre a relatoria.

Acompanhe tudo sobre:Operação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Receita dispensa auditor alvo de operação sobre acesso a dados de ministros do STF

TSE marca julgamento que pode cassar mandato de Claudio Castro para 10 de março

Governo lança processo seletivo para contratar 489 profissionais temporários

Paes anuncia Jane Reis como vice na chapa pela disputa do governo do Rio