Brasil

Temperaturas no litoral norte de SP chegam a 40 graus

Litoral norte foi a região que apresentou as mais altas temperaturas no Estado


	Ubatuba: Ilha Bela teve a maior máxima registrada, 40 graus centígrados, seguida de Caraguatatuba, com 39 graus, e Ubatuba, com 38
 (Wikimedia Commons)

Ubatuba: Ilha Bela teve a maior máxima registrada, 40 graus centígrados, seguida de Caraguatatuba, com 39 graus, e Ubatuba, com 38 (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h09.

Araçatuba - O litoral norte de São Paulo foi a região que apresentou as mais altas temperaturas no Estado de São Paulo nesta sexta-feira, 03, superando, inclusive, regiões tradicionalmente quentes, como o oeste e o noroeste do Estado. Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet), da Unesp de Bauru, Ilha Bela teve a maior máxima registrada, 40 graus centígrados, seguida de Caraguatatuba, com 39 graus, e Ubatuba, com 38. Fora do litoral, Gavião Peixoto atingiu o pico de 38 graus.

Cidades tradicionalmente com temperaturas mais altas - como Bauru, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente - atingiram 36 graus de máxima. De acordo com o meteorologista Fernando de Almeida Tavares, o tempo limpo, sem nuvens, ajudou a elevar a temperatura no litoral. O calor, segundo ele, foi causado por uma massa de ar quente e úmida estacionada sobre o Estado, que eleva as temperaturas e causa tempestades no final do dia, como as registradas no final desta sexta-feira em Santos, São José dos Campos, Campinas e entre São Carlos e Ribeirão Preto.

Segundo Tavares, a situação deve permanecer inalterada nos próximos três dias, o que é boa notícia para quem está na praia do litoral norte. Mas segundo ele, se alguém tem intenção de fugir do calor, deve ir para a região sul do Estado, no Vale do Ribeiro e Registro, e também para a região de Assis, onde a máxima não passou de 25 graus centígrados nesta sexta-feira. Outra dica: "Na área urbana, por causa da pavimentação das ruas e de muitas construções, a temperatura é mais elevada", disse. Ou seja, fugir da cidade também ajuda a refrescar.

Acompanhe tudo sobre:Calorcidades-brasileirasClimaMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Barroso diz que eventual denúncia da PGR contra Bolsonaro será analisada com 'seriedade'

STF confirma decisão que descriminaliza porte de maconha para uso pessoal

Atentado contra ex-prefeito de Taboão da Serra foi forjado, dizem polícia e MP

Brasil e Espanha elevam relações bilaterais e realizarão cúpulas com presidentes