Brasil

Temer quer evitar que Dilma saia vitimizada de julgamento

Presidente interino recomendou que aliados não provoquem a petista no Senado


	Temer pede que senadores sejam cautelosos durante julgamento final do impeachment de Dilma
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Temer pede que senadores sejam cautelosos durante julgamento final do impeachment de Dilma (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Publicado em 20 de agosto de 2016 às 15h40.

Brasília – Otimista sobre a aprovação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) no Senado, o presidente interino, Michel Temer (PMDB), quer evitar que a petista saia vitimizada do julgamento final.

Interlocutores de Temer afirmaram a EXAME.com que o peemedebista tem pedido cautela aos aliados durante o julgamento. “O presidente
Temer nos pediu que evitássemos provocá-la para que ela não saia como coitada do processo”, disse um senador da base aliada.

O julgamento final começa na próxima quinta-feira (25) e deve ser concluído até o final do mês. O temor do peemedebista é que uma abordagem mais agressiva fortaleça a tese de golpe, defendida pelo PT ao longo dos últimos meses.

O pedido de Temer se estendeu a todos os parlamentares da base aliada, já que “ele tem a preocupação de que algum senador pegue mais pesado com Dilma para ter destaque frente à opinião pública”.

Além de enfatizar a questão das pedaladas fiscais, Temer recomendou que os aliados destaquem a crise política e a falta de governabilidade para dar legitimidade ao afastamento definitivo da petista.

Um dos principais integrantes do núcleo duro interino afirmou que “a prioridade é que as perguntas sejam feitas com firmeza, sem subir o tom”.

Treinamento pesado

Assim como ocorreu nos preparativos para a corrida presidencial de 2014, Dilma tem se submetido a um treinamento pesado para enfrentar eventuais provocações.

A principal preocupação é que a presidente afastada consiga se sair bem caso tenha que responder perguntas mais ácidas.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilImpeachmentMichel TemerMDB – Movimento Democrático BrasileiroSenado

Mais de Brasil

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026

Sóstenes diz que R$ 430 mil apreendidos pela PF vieram da venda de um imóvel