Brasil

Temer diz que não há censura no caso envolvendo hacker e Marcela

Hacker que obteve os dados de Marcela Temer tentou extorquir dinheiro dela e chegou a afirmar que iria pôr o nome de Temer "na lama"

Michel e Marcela Temer: veículos foram proibidos de divulgar conteúdo de celular sob pena de multa (Reuters/Reuters)

Michel e Marcela Temer: veículos foram proibidos de divulgar conteúdo de celular sob pena de multa (Reuters/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 14h21.

Brasília - O presidente da República, Michel Temer, disse nesta segunda-feira, 13, após declaração à imprensa, que não houve censura no caso da decisão do juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que proibiu quaisquer veículos de divulgarem o conteúdo encontrado no celular da primeira-dama Marcela Temer, sob pena de multa de R$ 50 mil. "Não houve isso, você sabe que não houve", disse a jornalistas, visivelmente constrangido.

Nesta segunda-feira, associações ligadas a emissoras de rádios, televisões, jornais e revistas divulgaram notas criticando o "cerceamento à liberdade de imprensa" no episódio.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo na sexta-feira mostrou que o hacker que obteve os dados de Marcela Temer tentou extorquir dinheiro dela e chegou a afirmar que iria pôr o nome do presidente Michel Temer (PMDB) "na lama".

O governo recorreu à Justiça alegando que o conteúdo no celular da primeira-dama deveria ter o sigilo garantido.

O pedido acatado pelo juiz Raposo Filho foi formulado e assinado pelo subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha.

"O conteúdo das mensagens consta do inquérito policial anexado à ação penal de Souza (o hacker Silvonei de Jesus Souza), que não está mais sob segredo de Justiça. As associações consideram a decisão judicial um cerceamento à liberdade de imprensa e esperam que a sentença seja revista ou reformada imediatamente, garantindo aos veículos de comunicação o direito constitucional de levar à população informações de interesse público", diz a nota das entidades de imprensa.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerCensura

Mais de Brasil

31 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? Entenda o que diz a lei

Rio Acre tem maior cheia dos últimos 50 anos e afeta mais de 20 mil pessoas

Bolsonaro tem novas crises de soluço e deve passar por endoscopia

Dívida pública sobe para 79% e registra novo aumento em novembro