Acompanhe:

Telemedicina é autorizada na rede pública e privada do DF

Médico terá autonomia para cuidar do paciente

Modo escuro

Continua após a publicidade
Telemedicina (Marcello Casal/Agência Brasil)

Telemedicina (Marcello Casal/Agência Brasil)

A
Agência Brasil

Publicado em 4 de janeiro de 2023 às, 15h16.

Última atualização em 4 de janeiro de 2023 às, 15h26.

A partir desta semana, a prática da telemedicina está autorizada na rede pública e privada de saúde do Distrito Federal. A Lei nº 7.215/2023, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada no Diário Oficial da União, assegura ao médico autonomia na decisão de adotar ou não a telemedicina para cuidados ao paciente, cabendo ao profissional indicar a consulta presencial quando considerar necessário.

A publicação também prevê a obrigatoriedade de capacitação do médico em bioética, responsabilidade digital, segurança digital, pilares para a teleconsulta responsável, telepropedêutica e treinamento em mídia digital em saúde. Segundo a lei, o atendimento por telemedicina só poderá ser realizado após autorização do paciente ou de seu responsável legal.

O texto esclarece que cabe ao gestor responsável pelo local de provimento do serviço disponibilizar espaço fixo com privacidade, banda de comunicação exclusiva para telemedicina e equipamentos e softwares que atendam às exigências necessárias.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a telemedicina vem para dinamizar e agilizar o acesso da população à saúde e não para substituir o atendimento presencial. O desafio, segundo a própria pasta, é a integração de sistema para que a prática se torne viável dentro da rede.

O que é telemedicina?

Entende-se por telemedicina o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência (acompanhamento, diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica); prevenção de doenças e lesões; promoção de saúde, educação e pesquisa em saúde.

LEIA TAMBÉM:

Últimas Notícias

Ver mais
Médicos chineses transplantam fígado de porco geneticamente modificado em humano
Ciência

Médicos chineses transplantam fígado de porco geneticamente modificado em humano

Há uma semana

Novo teste pode identificar doença de Parkinson pela pele
Ciência

Novo teste pode identificar doença de Parkinson pela pele

Há uma semana

USP aprova criar nova Faculdade de Medicina em Bauru
Brasil

USP aprova criar nova Faculdade de Medicina em Bauru

Há uma semana

A empresa que cria médicos robôs já vale US$ 600 milhões com apoio da Nvidia
Inteligência Artificial

A empresa que cria médicos robôs já vale US$ 600 milhões com apoio da Nvidia

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais