Brasil

TCU aprova edital do leilão de aeroportos

O aval do TCU era o que faltava entre as esferas do governo, depois que a Agência Nacional de Aviação Civil

4. Galeão (Divulgação)

4. Galeão (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2012 às 20h11.

Brasília - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, o edital do leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, marcado para a próxima segunda-feira, 6 de fevereiro.

O aval do TCU era o que faltava entre as esferas do governo, depois que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) rejeitou, na terça-feira, os pedidos de impugnação do edital e de adiamento do leilão.

O relator do processo no TCU, ministro Aroldo Cedraz, fez, porém, ressalvas. Ele recomendou que nas próximas concessões de aeroportos a Anac aprimore a qualidade do edital.

Cedraz disse que o texto do atual edital continha ambiguidades e afirmou ainda que o TCU vai acompanhar de perto a qualidade dos serviços dos concessionários.

O voto de Cedraz recomenda, por exemplo, que em um próximo leilão a Anac e o Conselho Nacional de Desestatização "examinem a real necessidade de participação da Infraero nas concessionárias".

No atual modelo, a estatal responsável pela administração dos aeroportos terá até 49 por cento de participação nas concessões.

Na quinta-feira será a vez de os investidores interessados em participar da disputa entregarem na BM&FBovespa, das 9h às 16h, suas propostas pelos aeroportos.

A Reuters apurou que pelo menos 11 consórcios, reunindo empresas brasileiras e internacionais, deverão se apresentar para o certame.

O TCU já havia autorizado a publicação do edital no fim do ano passado. Faltava ainda a ratificação final do documento, feita nesta quarta-feira pelo plenário do tribunal.

Com a concessão, o governo procura viabilizar a execução dos investimentos para que os aeroportos comportem o aumento da demanda e os grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosInfraestruturaLeilõesSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar