As capacitações em línguas estrangeiras têm duração de 120 horas e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia a dia do taxista (Fernando Moraes/Veja São Paulo)
Da Redação
Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 15h10.
Brasília - O projeto Taxista Nota 10 teve até agora 4.017 profissionais cadastrados em todo o país. Deste total, 2.017 se inscreveram para o curso de gestão.
Realizado pelo Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), o projeto vai qualificar motoristas de táxi para atender aos milhares de turistas que virão ao Brasil assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014.
Iniciado em novembro, o projeto já contabiliza 1.555 cadastros para o curso de inglês e 445 para o curso de espanhol. As capacitações em línguas estrangeiras têm duração de 120 horas e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia a dia do taxista.
“A parceria do Sebrae com a CNT, o Sest e o Senat é muito importante, pois unimos nossas competências e recursos para atender um segmento essencial para o país e que demonstra necessidade de capacitação. Nossos clientes, os taxistas, estão receptivos aos temas escolhidos e à modalidade de educação a distância”, explica Mirela Malvestiti, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae.
Para a analista de Capacitação Empresarial do Sebrae, Andréia Calderan, os números mostram um bom começo e representam o engajamento dos parceiros e das unidades do Sebrae em todo o país. “Para um projeto que teve início no período de fim de ano, o resultado é muito bom. É fruto do esforço do Sebrae nos estados, que compraram a ideia de apoiar esse novo público que está chegando à instituição”, diz.
O projeto contempla ainda a distribuição do Jornal Taxista Nota 10. Em versão impressa e eletrônica, a publicação terá periodicidade mensal com matérias sobre empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo, marketing pessoal, legislação, direção defensiva, condução econômica e primeiros socorros.
A meta para 2012 e 2013 é atender 80 mil motoristas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente nas unidades do Sest, Senat e Sebrae. Também poderão ser feitas por meio das centrais de relacionamento do Sebrae (0800 570 0800) e do Sistema CNT (0800 728 2891).