Brasil

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na chapa pela prefeitura de SP

Essa é, até o momento, a única chapa totalmente feminina na capital paulista

Tabata Amaral - deputada federal

Foto: Leandro Fonseca
data: 18/03/2024 (Leandro Fonseca/Exame)

Tabata Amaral - deputada federal Foto: Leandro Fonseca data: 18/03/2024 (Leandro Fonseca/Exame)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 5 de agosto de 2024 às 13h54.

Última atualização em 5 de agosto de 2024 às 13h59.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) anunciou nesta segunda-feira, 5, que a professora e empresária Lúcia França, esposa do ministro do Empreendedorismo Márcio França (PSB), será sua vice na disputa pela prefeitura da cidade de São Paulo. Essa é, até o momento, a única chapa totalmente feminina na capital paulista.

Tabata articulou no início do ano para ter o apoio do PSDB na corrida eleitoral. Em um começo de acordo, "cedeu" aos tucanos José Luiz Datena para ser seu vice em uma coligação com o partido. Porém, a cúpula do PSDB em São Paulo viu no apresentador um nome competitivo para disputar a eleição e decidiu lançar uma chapa puro-sangue, com o ex-senador José Aníbal como vice.

Com o fim da possibilidade de acordo com o PSDB, Tabata voltou a olhar para dentro de seu partido para encontrar uma opção. Além de Lúcia, Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, também era cotada para formar a chapa, mas declinou da oferta.

Segundo o agregador EXAME/IDEIA, atualizado no último dia 26 de julho, Tabata tem 6% das intenções de voto, embolada em um segundo pelotão com Pablo Marçal, José Luiz Datena e Marina Helena. As últimas pesquisas mostram que a deputada tem uma alta taxa de desconhecimento. A aposta da campanha é que Tabata crescerá na disputa como uma opção mais de centro-esquerda.

Quem é Lúcia França, vice de Tabata Amaral na disputa em São Paulo?

Lúcia França tem 62 anos e é formada em pedagogia, , fez pós-graduação em Direito Educacional e Neurolinguística, e MBA em Liderança. Casada com o atual ministro e ex-governador Márcio França (PSB) desde 1986, foi primeira-dama de São Paulo e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo em 2018. É filiada ao PSB desde 1987 e idealizou o projeto PSB Por Elas, para fomentar a equidade de gênero na política.

Ela foi candidata a vice de Fernando Haddad (PT) na eleição de 2022 pelo governo de São Paulo. Lúcia é esposa do ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

Durante evento do PSB no fim de julho, Lúcia afirmou que estava animada com a possibilidade de ser companheira de chapa de Tabata, mas na época disse que a decisão estava nas mãos do partido.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp