Brasil

Suspensa promulgação da PEC que cria tribunais regionais

O presidente do Congresso, Renan Calheiros, destacou que a proposta está sob avaliação de técnicos do Poder Legislativo devido a existência de “erro" na matéria


	Sessão do Congresso Nacional: Calheiros não detalhou quais seriam esses erros na matéria e disse que caberá à Mesa Diretora do Congresso decidir sobre a questão.
 (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Sessão do Congresso Nacional: Calheiros não detalhou quais seriam esses erros na matéria e disse que caberá à Mesa Diretora do Congresso decidir sobre a questão. (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2013 às 13h20.

Brasília – O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), suspendeu a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544/02 que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs): da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões. Ele destacou que a proposta está sob avaliação de técnicos do Poder Legislativo, uma vez que foi alegada a existência de “erro material” na matéria.

Calheiros não detalhou quais seriam esses erros e disse que caberá à Mesa Diretora do Congresso decidir sobre a questão. Além disso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofícios ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e ao próprio Renan Calheiros, mostrando-se preocupado com o aumento do número de TRFs.

“O volume crescente de demandas distribuídas ao Judiciário Federal e a necessidade de entrega célere da prestação jurisdicional não são premissas que levam à conclusão de que a criação de novos tribunais regionais federais seja a única solução para esses problemas”, destacou Barbosa no ofício.

O Brasil tem atualmente cinco TRFs. Uma alternativa para a questão, segundo Barbosa, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), seria a instalação de câmaras regionais ligadas aos TRFs em funcionamento. A seu ver, essas câmaras descentralizariam a Justiça Federal sem os custos de implantação de novos tribunais regionais.

Acompanhe tudo sobre:CongressoPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan Calheiros

Mais de Brasil

Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Mais na Exame