Brasil

SUS introduz 2 novas drogas no tratamento da aids

Ritonavir passa a ter uma apresentação que dispensa o acondicionamento em geladeira


	Homem usa broche da luta contra a aids: mudança vai permitir que pacientes tomem um em vez dos três comprimidos
 (Getty Images)

Homem usa broche da luta contra a aids: mudança vai permitir que pacientes tomem um em vez dos três comprimidos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2014 às 19h46.

Brasília - Duas novas drogas para pacientes de aids serão incorporadas no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da próxima semana. Ritonavir passa a ter uma apresentação que dispensa o acondicionamento em geladeira.

A nova versão, chamada termoestável, facilita o armazenamento e a distribuição do remédio. Atualmente, cerca de 60 mil pacientes usam a medicação.

Em dezembro, passará a ser distribuída nos serviços públicos de saúde o dois em um, feito da combinação do tenofovir e lamivudina. O remédio é produzido no País e distribuído pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Cerca de 75 mil pessoas atualmente usam a combinação das duas drogas: mas são dois comprimidos de Lamivudina e um comprimido de Tenofovir.

A mudança vai permitir que pacientes tomem um em vez dos três comprimidos que necessitam ser ingeridos diariamente.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeDoençasDrogasEpidemiasAidsSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

Justiça concede liminar à Enel SP e suspende processo que levaria à perda de concessão

Lula anuncia Dario Durigan no Ministério da Fazenda após saída de Haddad

Bolsonaro tem 'boa evolução', mas segue sem previsão de alta da UTI

Anvisa suspende lotes de fórmula da Danone após contaminação por bactéria