STF vai resolver questão dos precatórios ainda neste mês, afirma Barroso
Barroso disse que conversou com o ministro Fernando Haddad a respeito e espera que a Corte tome uma decisão ainda nesta semana
Agência de notícias
Publicado em 22 de novembro de 2023 às 14h49.
O ministro Luís Roberto Barroso , presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a Corte vai "resolver a questão dos precatórios" ainda neste mês. O governo aguarda o julgamento de ações que questionam o parcelamento das dívidas do governo federal, medida aprovada durante o governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro e que ficou conhecida como "PEC do calote".
Barroso disse que conversou com o ministro Fernando Haddad a respeito e espera que a Corte tome uma decisão ainda nesta semana.
- Agenda de Lula confirma que ele não irá se reunir com Campos Neto
- Senado dos EUA aprova pacote de leis que evita paralisação do governo
- Relator do PL de Fundos Offshore fecha acordo, acata modificação e evita votação de destaques
- Calendário Bolsa Família em novembro: veja datas de pagamento
- CAE do Senado marca para dia 21 a análise do PL das offshores e fundos exclusivos
- PGR pede homologação de 12 acordos com investigados por atos terroristas
"A pandemia, e talvez algumas decisões equivocadas, estão produzindo um cadáver no armário, de bilhões de reais, que são os precatórios não pagos pela União, e estamos em busca de uma solução, que espero que proximamente se possa chegar, porque é uma desmoralização para o Judiciário o não pagamento das dívidas pelo governo federal", disse o ministro em evento da Arko Advice realizado nesta quarta-feira.
Quitação de débitos
O relator das ações que tramitam no Supremo é o ministro Luiz Fux. Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a expectativa do governo é que Fux apresente seu voto com parâmetros para que o Tesouro Nacional possa antecipar a quitação desses débitos.
O prazo para a decisão da Corte preocupa devido ao impacto fiscal.