Brasil

STF suspende decreto de Dilma sobre Geap

Decreto dispensava a Geap Autogestão em Saúde de participar de licitação para vender plano de saúde para servidores da União


	Ministro Ricardo Lewandowski: ministro concedeu uma liminar para suspender a regra a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
 (José Cruz/ABr)

Ministro Ricardo Lewandowski: ministro concedeu uma liminar para suspender a regra a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 21h16.

Brasília - O presidente interino do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu um decreto da presidente Dilma Rousseff que dispensava a Geap Autogestão em Saúde, uma fundação de direito privado, de participar de licitação para vender plano de saúde para servidores da União.

A pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lewandowski concedeu uma liminar para suspender a regra. No entanto, ele deixou claro que a decisão não tem efeito retroativo. Ou seja, estão preservados os convênios já celebrados. Em seu despacho, o presidente interino do Supremo citou voto dado anteriormente no qual já havia concluído que a Geap tem de se submeter a processos licitatórios.

"A GEAP, contudo, é pessoa jurídica de direito privado, que não integra os quadros da administração pública. Assim como as demais entidades de direito privado, portanto, ao estabelecer relações obrigacionais com o Estado está jungida às regras do Direito Administrativo, em especial no tocante à obrigatoriedade de licitação", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesplanos-de-negociosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSaúde no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

PRTB marca data de convenção para anunciar candidatura de Marçal no mesmo dia do evento de Nunes

Moraes defende entraves para recursos a tribunais superiores e uso de IA para resolver conflitos

Com negociação para definir vice, PL lança candidatura de Ramagem à prefeitura do Rio

G20 inicia nesta semana de encontros econômicos e sociais no Rio

Mais na Exame