Brasil

STF rejeita denúncia contra deputado Aníbal Gomes

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo rejeitou a primeira denúncia julgada da Operação Lava Jato


	O deputado federal Aníbal Gomes: ministros entenderam que não há indícios suficientes para abertura de ação penal contra o deputado
 (Câmara dos Deputados/Diogo Xavier)

O deputado federal Aníbal Gomes: ministros entenderam que não há indícios suficientes para abertura de ação penal contra o deputado (Câmara dos Deputados/Diogo Xavier)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2015 às 16h42.

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (15) a primeira denúncia julgada da Operação Lava Jato.

Os ministros entenderam que não há indícios suficientes para abertura de ação penal contra o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) por crime eleitoral.

O deputado foi denunciado ao STF após depoimento prestado, em agosto, à Polícia Federal, em um dos inquéritos que responde na Lava Jato. Na ocasião, Gomes foi questionado sobre a origem de R$ 207 mil que foram aplicados na sua campanha.

Aos delegados, o deputado afirmou que cerca de R$ 100 mil foram recebidos diretamente por ele, pelo fato de terem sido doados por parentes e em pequenas quantias.

Com a base na afirmação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o deputado por suposta omissão na prestação de contas de campanha eleitoral do parlamentar.

Ao analisar o caso, o ministro Teori Zavascki entendeu que não há indícios mínimos de autoria do suposto crime. Além disso, Zavascki disse que a PGR sequer arrolou uma testemunha no inquérito. O relator foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Carmen Lúcia, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Gomes é investigado em três inquéritos da Lava Jato que tramitam no Supremo. Em um deles, o deputado é acusado de atuar como representante do presidente do Senado, Renan Calheiros, (PMDB-AL), no suposto recebimento de propina.

O gabinete do deputado foi alvo dos mandados de busca e apreensão da Operação Catilinárias, deflagrada nesta manhã. 

Acompanhe tudo sobre:MDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Primeiro dia oficial de pré-carnaval em SP tem alerta de temporal

Indefinição de 2º nome e dobradinha Haddad/Marina preocupam direita em SP