Brasil

STF recebe alerta da PF sobre risco de ataques a ministros

A ameaça foi descoberta na internet pela Polícia Federal, em investigações sobre ataques aos membros da Corte e ao tribunal

STF: mesmo com alerta da Polícia Federal, ministro não reforçaram segurança e disseram que as ameaças são comuns (STF/Divulgação)

STF: mesmo com alerta da Polícia Federal, ministro não reforçaram segurança e disseram que as ameaças são comuns (STF/Divulgação)

AO

Agência O Globo

Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 17h10.

Brasília — O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, alertou na semana passada, por meio de ofício, os colegas sobre o risco de agressão a integrantes da Corte. A ameaça foi descoberta na internet pela Polícia Federal, nas investigações do inquérito aberto no Supremo sobre ataques aos ministros e ao tribunal.

Não é a primeira vez que esse tipo de ameaça é identificado. Diante do ofício de Toffoli, dois ministros do Supremo consultados em caráter reservado pelo GLOBO encararam o episódio como fato corriqueiro. Ambos não pediram reforço na segurança pessoal com a qual já contam diariamente.

A informação sobre o risco de ataque foi repassada a Toffoli pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre ameaças a ministros. O STF não se manifestou oficialmente sobre o assunto, porque as investigações estão sob sigilo.

O inquérito foi aberto em abril do ano passado e suscitou polêmica, especialmente por ser sido instaurado sem a manifestação da Procuradoria-Geral da República. Outro fator de controvérsia é o fato de que o STF investiga pessoas com direito ao foro privilegiado — o que não é o caso das manifestações de ódio detectadas até agora.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR