Brasil

STF mantém Renato Duque em liberdade

O Supremo Tribunal Federal decidiu há pouco manter em liberdade o ex-diretor de Serviços da Petrobras, mantendo o habeas corpus expedido em dezembro


	Petrobras: Duque é acusado de participar do esquema de superfaturamento de contratos, de formação de cartel e de pagamento de propina
 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Petrobras: Duque é acusado de participar do esquema de superfaturamento de contratos, de formação de cartel e de pagamento de propina (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2015 às 14h57.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu há pouco manter em liberdade o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.

Por unanimidade, os ministros Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, e o relator, ministro Teori Zavascki, mantiveram o habeas corpus a Duque, expedido em dezembro por meio de liminar de Zavascki.

Duque é acusado de participar do esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras, da formação de cartel por empreiteiras e do pagamento de propina a partidos e agentes políticos.

Ele foi citado pelo doleiro Alberto Youssef e pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, réus no processo, como um dos beneficiários do esquema.

Duque também teve o nome citado na nona fase da Operação Lava Jato que, segundo a Polícia Federal, buscou provas contra 11 operadores do esquema de corrupção na Petrobras que atuaram na Diretoria de Serviços da empresa durante a gestão do ex-diretor Renato Duque.

Duque foi preso em 14 de novembro do ano passado, na sétima fase da Operação Lava Jato e solto no início de dezembro. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a emitir parecer favorável a nova prisão de Renato Duque, por entender que existia o risco de Duque fugir do país para escapar do julgamento.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoJustiçaOperação Lava JatoPetrobrasPetróleoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Desabamento e veículos arrastados: véspera de natal é marcada por chuvas em BH

Avião desaparece no AM e mãe de piloto faz apelo por buscas do filho nas redes sociais

STF mantém prisão de Daniel Silveira após audiência de custódia

Suspeitas de trabalho análogo à escravidão em construção de fábrica da BYD na Bahia