Brasil

STF extingue ação para suspender projeto sobre royalties do petróleo

Para a ministra Ellen Gracie, o pedido de arquivamento do projeto é "inviável"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um mandado de segurança que pretendia suspender a tramitação do projeto de lei 5.938/2009, que altera o atual regime de pagamento de royalties na exploração de petróleo.

Ellen Gracie decidiu extinguir o processo, de autoria do deputado Leandro José Mendes Sampaio (PPS-RJ), por não ver nenhuma irregularidade na tramitação do projeto de lei. Para a ministra, o pedido de arquivamento do projeto é "inviável, porquanto pressupõe a indevida interferência desta Suprema Corte nas atribuições constitucionais daquela Casa Legislativa".

Durante a análise do caso, a ministra pediu que o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), desse informações sobre o trâmite da matéria na casa, a fim de verificar se havia qualquer irregularidade.

Após manifestação de Temer, Ellen entendeu que as informações "não apenas apontam para a constitucionalidade e a lisura dos procedimentos adotados para o exame do projeto de lei nº 5.938, de 2009, de autoria do Poder Executivo, mas também demonstram que todo o processo legislativo da proposição em apreço guiou-se estritamente pelo disposto na CF [Constituição Federal]".

A ministra já havia negado pedidos de liminares de autoria de outros parlamentares, que tentavam barrar a tramitação do projeto dos royalties. 

Leia mais notícias sobre Petróleo

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter
 

Acompanhe tudo sobre:PetróleoEnergiaJustiçaRoyalties

Mais de Brasil

Chuva forte deixa mais de 100 mil imóveis sem energia em São Paulo

Anvisa anuncia proibição de suplementos da empresa Livs Brasil

Morte do cão Orelha mobiliza protestos pelo Brasil

Defesa Civil emite alerta de chuva forte e granizo em São Paulo neste domingo