Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis (Paulo Whitaker/Reuters)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2014 às 14h27.
São Paulo - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que vai encaminhar nesta sexta-feira, 10, uma solicitação de outorga à Agencia Nacional de Águas (ANA) pedindo o direito ao uso da segunda parte do volume morto no Sistema Cantareira.
O envio do documento à agência federal foi feito em caráter preventivo para evitar entraves burocráticos caso a segunda parte do volume morto tenha que ser usada antes.
O manancial atingiu nesta sexta-feira o índice de 5,1% de sua capacidade, já totalmente constituída pela primeira parte das reservas profundas do Cantareira desde maio.
Alckmin afirmou que a segunda parcela do volume morto vai começar a ser bombeada para o reservatório quando houver necessidade. "As obras já estão praticamente prontas. Se houver necessidade, esses 5% viram 16% no dia seguinte. Vai ser encaminhado à ANA pedindo a liberação ainda hoje", disse Alckmin, ao anunciar um reforço do efetivo da Polícia Militar no Morumbi, na zona sul da capital da paulista, após os recentes arrastões na região.