Brasil

SP decide duplicar Tamoios com parceria privada

Projeto fará principal ligação entre o Vale do Paraíba e o litoral norte paulista. Estrada é promessa do governo Alckmin

Alckmin não vê como um problema ceder a pasta de Desenvolvimento Social para o DEM (Roberto Jayme/Governo de SP)

Alckmin não vê como um problema ceder a pasta de Desenvolvimento Social para o DEM (Roberto Jayme/Governo de SP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2011 às 09h10.

São Paulo - Após quase duas décadas de espera, o projeto de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), principal ligação entre o Vale do Paraíba e o litoral norte paulista, deve começar a sair do papel. A obra é a principal reivindicação de prefeitos da região e uma das promessas de campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB) desde sua primeira gestão frente ao governo do Estado.

O novo cronograma para duplicação da Tamoios será divulgado na sexta-feira, em São José dos Campos. Alckmin fará o anúncio em seu programa de governo itinerante. Durante dois dias - sexta e sábado -, a sede do governo do Estado vai funcionar na cidade. Assessores do governador confirmam a visita ao Vale do Paraíba, mas evitam comentários a respeito da Tamoios.

A duplicação da rodovia deve custar R$ 4,5 bilhões, segundo estimativas iniciais. A obra será executada por meio de Parceria Público-privada (PPP) e há expectativa de que seja iniciada em janeiro. A proposta foi aprovada em reunião do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-privadas. A ata do encontro foi publicada no fim da semana passada no Diário Oficial do Estado.

O órgão cita como justificativa para a aprovação do empreendimento o "desenvolvimento sustentável da região", a importância de oferecer condições melhores para explorar o potencial turístico do litoral norte e a necessidade de aprimorar a ligação para o Porto de São Sebastião, tendo em vista projetos de ampliação do porto e o potencial do pré-sal na região. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransporte e logísticacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalEstradasTransportesGoverno

Mais de Brasil

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026

Sóstenes diz que R$ 430 mil apreendidos pela PF vieram da venda de um imóvel