SP 462 anos: como a cara da cidade mudou ao longo do tempo
Uma seleção de imagens que mostra as mudanças que ocorreram ao longo dos anos na capital paulista
Valéria Bretas
Publicado em 25 de janeiro de 2016 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h21.
São Paulo — Nesta segunda-feira (25), a cidade de São Paulo comemora 462 anos. Para celebrar o aniversário da terra da garoa, reunimos fotos históricas da capital quatrocentona para mostrar as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Navegue pelas imagens e veja o antes e depois da cidade de São Paulo.
Reconhecida como umdos principais endereços da cidade, a Avenida Paulista (criada no século XIX) recebe mais de 1,5 milhão de pessoas todos os dias. Além disso, também é considerada como o principal centro financeiro da capital pelo grande número de empresas, bancos, hospitais e hotéis instalados por toda a sua extensão. A "Paulista" também abriga um dos principais pontos turísticos da cidade: o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
O famoso (e primeiro) viaduto da cidade de São Paulo foi inaugurado em novembro de 1892. Localizado na região central da capital paulista, o Viaduto do Chá ganhou esse nome por conta do "Morro do Chá", chácara de um político brasileiro. E uma curiosidade: na época, quem quisesse realizar a travessia pela via precisava pagar um pedágio de três vinténs.
O rio, que atravessa praticamente todo o estado de São Paulo, é um velho conhecido da cidade — infelizmente, pelas água poluídas. Na década de 20, o cenário era completamente diferente: os moradores da capital frequentavam o local para mergulhar aos finais de semana.
A avenida, situada no bairro homônimo, é uma das mais movimentadas da capital paulista e é palco de manifestações artísticas da cultura japonesa. Em seu entorno, é possível encontrar linhas do metrô, praças, lojinhas, restaurantes e bares.
O local, também caracterizado como praça, é um ponto de referência na cidade. Cartão postal de São Paulo, o vale abriga os famosos edifícios do Banespa, Martinelli e a sede da Prefeitura.
O espaço público, localizado no bairro da Sé, foi construído no século XX. Nele, está o marco zero da cidade (um monumento em forma de prisma hexagonal revestido todo em mármore) - também considerado como o coração de São Paulo. Contudo, a paisagem como e conhecida hoje, é fruto de uma reforma realizada no ano de 2006, quando esculturas e intervenções artísticas passaram a fazer parte do ambiente.
O logradouro é conhecido como o maior centro comercial de toda a América Latina. Isso, pois em sua extensão há um grande centro de compras e varejistas.
A rua é, também, reconhecida pelo grande volume de camelôs que cercam o espaço para vender produtos nacionais e importados.
Quando o assunto é lazer, a Rua Augusta é ponto de referência na cidade. Em toda a sua extensão, a rua carrega uma série de bares, baladas e casas de espetáculos. Muitos referem-se ao logradouro como um shopping ao céu aberto.
Mais lidas
Mais de Brasil
Mais na Exame
Future of Money"Apoio à cripto como questão eleitoral veio para ficar", diz Coinbase; ações dispararam 30%
CarreiraChega de teoria: esta aula gratuita ensina na prática as ferramentas de IA para ser mais produtivo