Brasil

Sócio da Noar já teve acidente com outra empresa

As duas companhias de Mario Cesar Moreira operam o modelo checo LT-410; no caso da Team, houve 17 mortos

Moreira também é colega de longa data de Carlos Pellegrino, atual presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) (Divulgação)

Moreira também é colega de longa data de Carlos Pellegrino, atual presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2011 às 22h49.

São Paulo - A Noar Linhas Aéreas, empresa que operava a aeronave LT-410, que caiu no Recife no último dia 13, matando 16 pessoas, possui muitas coisas em comum com a Team Linhas Aéreas – inclusive, o mesmo dono: o empresário Mario Cesar Soares Moreira, também coronel da Força Aérea Brasileira e piloto de caça. A Team é uma empresa aérea de pequeno porte, que opera voos para a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro – grande polo de exploração de petróleo e gás. Em 2006, um avião do mesmo modelo (LT-410), da Team, caiu no município fluminense de Rio Bonito, matando 17 pessoas.

As similaridades não param por aí. Assim como a Noar, que tem Moreira como um dos principais sócios e possuía apenas duas aeronaves, a Team, cujo único proprietário é Moreira, tinha uma frota bem restrita na época do acidente: apenas três aviões – todos do mesmo modelo. O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado um ano após o acidente, apontava como causas do desastre os erros dos pilotos, além de falhas de manutenção e treinamento.

Moreira também é colega de longa data de Carlos Pellegrino, atual presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – que foi igualmente coronel da FAB e piloto de caça. Pellegrino, inclusive, chegou a trabalhar na Team como diretor de qualidade e treinamento, entre 2007 e 2008, ao lado de David da Costa Faria Neto, atual superintendente de Segurança Operacional da Anac, que era diretor de manutenção da empresa aérea.

Na noite desta quarta-feira, a reportagem não conseguiu localizar representantes da Noar e da Team para que as empresas comentassem os fatos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviaçãoPernambucoSetor de transporte

Mais de Brasil

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora

IFI: governo precisa de superávits primários de 2,4% para estabilizar dívida pública